O caminhão E-Delivery - Emissão Zero, apresentado hoje pela Volkswagen Caminhões e Ônibus no primeiro Volkswagen Truck & Bus Innovation Day realizado em Hamburgo, na Alemanha marca um novo capítulo na história brasileira de transportes de carga por incluir a tecnologia da tração elétrica, que preserva o meio ambiente pela emissão zero de poluentes e reduz o nível de ruído e os custos de manutenção.
A ELETRA, empresa nacional pioneira no desenvolvimento de ônibus elétricos no Brasil, foi a parceira da MAN-Volkswagen neste projeto, responsável pelo powertrain de tração e integração dos sistemas. Foi um trabalho que envolveu toda a experiência das duas empresas, de um lado 20 anos desenvolvendo sistemas de tração elétrica para ônibus e de outro a maior montadora de caminhões do Brasil e líder mundial. O resultado não poderia ser diferente, um produto que reúne sustentabilidade com qualidade e confiabilidade.
O caminhão E-Delivery é um projeto brasileiro que envolve toda a cadeia nacional de componentes. O motor elétrico e inversor, são da também brasileira WEG, uma multinacional com fábrica em vários países. Apenas as baterias não são produzidas no Brasil.
"Desenvolver, em tempo recorde, o powertrain de tração elétrica para o novo modelo da Volkswagen Caminhões e Ônibus, foi um desafio e uma grande satisfação, pois além do excelente resultado houve total sintonia entre as engenharias, deixando as equipes envolvidas orgulhosas e empolgadas para novos desafios, revela Iêda Maria Oliveira, gerente comercial da Eletra.
O caminhão E-Delivery tem autonomia de 100 a 200 km, dependendo da operação. O conjunto possui motor elétrico totalmente silencioso e produzido no Brasil, que gera potência nominal de 80 kW (cerca de 110 PS) e torque máximo de 493 Nm, alimentado por um banco de baterias de íons de Lítio de tração de 380 Volts com capacidade de 100Ah.
A bateria do E-Delivery tem um ciclo de vida de cinco anos e as recargas são feitas em média de três horas. Após este período de utilização, pode ser devolvida para a Volkswagen e será reutilizada em nobreaks por mais 25 anos. O conjunto elétrico possui ainda uma carga de oportunidade O próprio veículo conta ainda com um sistema de carga de oportunidade (recarga rápida), que dura 15 minutos e é feita com um carregador de menor potência.
No novo modelo as baterias também são recarregadas nas frenagens por meio de um sistema conhecido como Kers, sigla em inglês para sistema de recuperação de energia cinética. Quando o freio é acionado, o motor elétrico funciona como um gerador e a energia que seria desperdiçada na frenagem é reaproveitada e armazenada no banco de baterias.
Tecnologia brasileira
Para desenvolver o powertrain do E-Delivery, a ELETRA utilizou toda a experiência em veículos comerciais 100% elétricos. A empresa foi pioneira, em 2013, com o lançamento do E-Bus, primeiro ônibus elétrico brasileiro movido 100% a bateria.
Com sede em São Bernardo do Campo, SP, a ELETRA é referência mundial na produção de veículos elétricos e diferentes tecnologias: Elétrico puro, com bateria; Trólebus (rede aérea); Híbrido (grupo motor gerador + baterias); Dual Bus – Híbrido, elétrico puro e Trólebus, que como elétrico puro, além de emissão zero, consome 33% menos energia, pela eficiência na frenagem regenerativa.
Criada em 1988, a ELETRA lançou em 1999, o primeiro ônibus elétrico híbrido com tecnologia brasileira. Hoje, a marca está presente em 400 ônibus com tração elétrica em operação na grande São Paulo, além de cidades como Rosário, na Argentina, e Wellington, na Nova Zelândia. Somente na cidade de São Paulo foram fornecidos 220 ônibus elétricos nos últimos quatro anos.
Sobre a Eletra
Criada em 1988, a ELETRA lançou, em 1999, o primeiro ônibus elétrico híbrido com tecnologia brasileira. Hoje, a marca está presente em 400 ônibus com tração elétrica em operação na grande São Paulo, além de cidades como Rosário, na Argentina, e Wellington, na Nova Zelândia. Somente na cidade de São Paulo foram fornecidos 220 ônibus elétricos nos últimos quatro anos.
A ELETRA fabrica veículos com as seguintes tecnologias: Trólebus (rede aérea); Híbrido (grupo motor gerador + baterias); Elétrico puro (baterias); DualBus – Híbrido e Trólebus, e DualBus – Híbrido e Elétrico Puro.
Crédito da imagem: Arquivo Volkswagen Caminhões e Ônibus