Menção concedida pela Fiesp, pelo desenvolvimento e produção de um Banco Laminado, fabricado com material feito a partir da reciclagem de bisnagas de géis e cremes dentais Close Up. O projeto é de autoria de Renato H. Mazzotini Gomes, coordenador de Assuntos Socioambientais , e Juliana M. Nunes, gerente de Assuntos Socioambientais, ambos da Unilever. O fabricante do banco foi a empresa ETZ Hadan Ltda (Móveis Monte Mor). "Ficamos satisfeitos com a menção honrosa, pois é um importante reconhecimento de um projeto que nos dá muito orgulho, especialmente porque não somos especialistas em design. Nosso foco são as iniciativas para promover o desenvolvimento sustentável , ", explica Juliana.
Processo inovador
O trabalho de reciclagem de bisnagas começou em 2002 com a produção de telhas. Devido à versatilidade do material, além das telhas e placas, primeiramente usadas apenas para a fabricação de forros de chão, a produção das peças foi se diversificando e hoje, mesas, cadeiras, estantes, jogos Tangran (tipo quebra-cabeça), porta-cartões, pranchetas, suporte para calendário de mesa, porta-retratos, porta-lápis, lixeiras fazem parte do portfólio de objetos produzidos com bisnagas recicladas. A dificuldade inicial foi desenvolver uma tecnologia eficiente para a reciclagem dos tubos laminados pós-consumo, ou seja, que continham resíduos de gel e creme dental, e que, ao mesmo tempo, viabilizasse a fabricação em escala industrial das telhas e placas recicladas. "A decisão de levar em frente o projeto das telhas e placas fez do Brasil uma referência, para a Unilever, nesse tipo de reciclagem", ressalta Juliana.Na fábrica da Unilever onde se produzem os géis e cremes dentais, a reciclagem foi responsável pela redução de 20 toneladas/ano de resíduos de embalagem de creme dental (bisnagas e rebarbas geradas no momento da solda de fundo da bisnaga após seu enchimento) enviados para os aterros sanitários. Juliana explica que "num primeiro momento, a diversificação se deu para atender o compromisso da fábrica com a melhoria contínua de seu Sistema de Gestão Ambiental que, em março de 1999, foi certificado conforme a norma ISO 1400. Mas, em pouco tempo percebemos que a reciclagem dessas embalagens é também um exemplo de desenvolvimento sustentável, uma vez que gera benefícios ambientais (eliminação do resíduo que antes era enviado para os aterros), econômicos (indústrias que utilizam as placas feitas com as bisnagas como matéria prima para seus produtos) e sociais (geração de empregos diretos – coleta e separação de materiais recicláveis – e indiretos – nas indústrias) Por isso, estamos buscando popularizar a idéia de que é possível fazer coisas interessantes com material reciclado".
Parceiros
Atualmente, a Unilever trabalha com a Crivellaro, de Valinhos-SP, que faz a lavagem e a picotagem das bisnagas pós-consumo e com as empresas recicladoras, produtoras das placas feitas de material reciclado, a Ibicunha, de Marialva-PR, e a Ecoway, de Itupeva-SP. Os móveis e os objetos fabricados a partir das placas recicladas são produzidos na fábrica Móveis Monte Mor, de Monte Mor-SP, a mesma que fez o Banco Laminado para o Prêmio Ecodesign.
SOBRE A UNILEVER BRASIL
No país desde 1929, a Unilever já faz parte da cultura e da história da sociedade e seus produtos estão presentes em 100% dos lares brasileiros. A empresa atua no mercado através de três divisões operacionais: Higiene e Beleza, Alimentos e Sorvetes. Com 14 fábricas localizadas nos estados de SP, GO, MG e PE e cerca de 13,5 mil funcionários, a Unilever é detentora de marcas líderes como: Omo, Dove, Lux, Lipton, Hellmann's, Kibon, Arisco e KnorrCica e encerrou o ano 2003 com faturamento de R$ 8,1 bilhões.