Mercado em pauta

Ulbra eo Iesde lançam curso de Pedagogia a distância

27 fev 2006 às 11:00

A educação é peça fundamental no desenvolvimento de qualquer país que tenha por objetivo a participação em um mercado exigente e competitivo. Consciente disso, a Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) em parceria tecnológica com o Iesde – Inteligência Educacional e Sistemas de Ensino, lança o curso de Pedagogia a distância, com habilitações para Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental.

As novas influências nos processos educacionais e a expansão do mercado de trabalho fazem com que a Pedagogia passe por um momento de grande expansão. No Brasil, tanto o curso quanto a carreira estão passando por uma valorização, com mudanças que influenciam diretamente na preparação dos professores. A principal alteração na estrutura educacional do País ocorreu com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, que prevê a obrigatoriedade de todos os professores, de escolas públicas ou privadas, tenham uma formação universitária. Até então, bastava apenas o diploma do curso de magistério para dar aulas na Educação Infantil e no ensino fundamental.


Além disso, as mudanças frenéticas das últimas décadas e resultantes do desenvolvimento tecnológico e da diversidade quase sem limite da informação influenciam diretamente os rumos dos processos educacionais. Por isso, a utilização da tecnologia nas escolas exige uma adaptação desses profissionais. Além da formação tradicional, que reúne disciplinas das Ciências Humanas e matérias ligadas a educação infantil, é fundamental para o futuro pedagogo ter noções de informática.


Márcia Sebastiani, diretora adjunta pedagógica do Iesde, defende um equilíbrio entre os novos e antigos métodos de ensino. "A educação hoje se depara com uma nova criança, e isso exige uma nova linguagem dos professores. Mas, alguns métodos antigos de ensino não devem ser deixados de lado. Os antigos foram fundamentados em estudos e não podem ser esquecidos", declara.


O objetivo da Pedagogia é sistematizar os métodos relativos à educação, além de acompanhar as mudanças políticas, sociais e no comportamento da sociedade. Márcia afirma ainda que "o pedagogo deve encarar a educação como prática social, voltada para a valorização do cidadão e a qualificação para o trabalho".

As inscrições para o processo seletivo de Pedagogia podem ser feitas até o dia 24/2. As provas serão realizadas no dia 18 de março. Mais informações sobre os cursos podem ser obtidas no Iesde, pelo telefone 0800 7088888, ou no site da ULBRA (www.ulbra.br).


Continue lendo