Mercado em pauta

UFPR ESPERA 60 mil na Feira de Profissões

12 ago 2004 às 11:00

Os estudantes que, esse ano, visitarem a feira de profissões da Universidade Federal do Paraná poderão conhecer o projeto Mini- Baja , desenvolvido por acadêmicos de Engenharia Mecânica e também andar no veículo numa pista especial de terra e em desnível para sentir a potência do carro. O segundo evento "Cursos e Profissões : Uma Feira de Idéias para seu Futuro" será realizado de 13 a 15 de agosto, no campus do Jardim Botânico, das 8 às 18 horas. Todos os 47 cursos de graduação ofertados pela UFPR, além dos de nível técnico, estarão sendo mostrados, através de pesquisas, vídeos e palestras. Estudantes e professores de cada uma das áreas estão preparando o que fazem de melhor para expor durante os três dias. Espécies marinhas do litoral paranaense estarão em aquários gigantes no estande do curso de Ciências do Mar. Os jogos olímpicos são o tema do curso de Educação Física. O objetivo é fazer uma ligação da Educação Física com os Jogos.

Com a feira, a UFPR quer mostrar aos estudantes que estão se preparando para o vestibular um pouco da sua estrutura e permitir que os futuros universitários conversem com professores da área, tirem dúvidas sobre as profissões e as perspectivas de mercado de trabalho. Cada aluno receberá um guia de profissões, onde poderá se informar sobre o currículo e as possibilidades de cada um dos cursos da instituição. Para o reitor Carlos Augusto Moreira, essa é uma forma de evitar futuras desistências. O dirigente acredita que o vestibulando entrará na universidade mais consciente.

VISITAS E PALESTRAS
Para aqueles que desejarem conhecer laboratórios, salas de aula e outros ambientes de estudo, haverá o "tour" guiado por estudantes do curso de Turismo, pelos diversos campi. As visitas ocorrem em dois horários - pela manhã e à tarde - e as inscrições poderão ser feitas durante a feira.
No ano passado, a feira foi visitada por 24 mil pessoas. Para esse ano, a expectativa é atrair pelo menos 30 mil estudantes. Serão realizadas diversas palestras, sempre às 9 e às 14 horas, sobre as mudanças no vestibular e a implantação das cotas para negros e alunos da escola pública. A Feira ocorre às vésperas das inscrições para o vestibular já que, a partir do dia 16 de agosto, os vestibulandos poderão se credenciar. Esse ano as inscrições serão apenas pela Internet. Dúvidas sobre o processo também estarão sendo esclarecidas durante a feira.
Informações, pelos telefones (41) 360-5007, 360-4159.


Continue lendo