Mercado em pauta

TOK&STOK ABRE MEGALOJA NO RIO DE JANEIRO

31 jul 2005 às 11:00

A Tok&Stok, maior rede de lojas de móveis e acessórios com design do País, inaugurou dia 27 de julho uma megaloja na cidade do Rio de Janeiro. Com um total de investimento, direto e indireto, de R$ 28 milhões, o novo empreendimento, localizado no bairro da Barra da Tijuca, está instalado em um terreno com 15 mil metros quadrados, dos quais 9 mil são destinados à área comercial, um espaço 50% superior ao da maior unidade atual.

Na nova loja, o projeto arquitetônico assinado por Felippe Crescenti traz várias inovações para os 400 mil clientes da rede na região. Composta por três grandes blocos interligados, em dois pisos, a estrutura permite a visualização total dos ambientes desde a entrada. "Isso possibilita a escolha de um percurso direto ou em etapas, se o cliente desejar apreciar cada ambiente", afirma a vice-presidente da empresa Ghislaine Dubrule.


Com pé direito duplo, teto de vidro e piso tipo deck, com árvores naturais de aproximadamente seis metros de altura, a área central da megaloja tem iluminação natural. Nela está o Café Design que apresenta peças assinadas, equipamentos eletroportáteis e uma CDTeca com 48 títulos e uma livraria com obras relacionadas ao design, arquitetura e revistas do setor. O espaço de convivência, com mesas e cadeiras, é completado pelo cardápio assinado pela chef Ana Soares. Os móveis de praia e jardim estarão expostos em toda extensão do deck.


O projeto da unidade da Barra trouxe mudanças na área destinada ao auto-serviço, com aproximadamente quatro mil metros quadrados e novos equipamentos de exposição (gôndolas). Carrinhos maiores permitem que alguns móveis sejam opcionalmente retirados pelos clientes.


Nessa unidade, a rede também começa a oferecer totens de consulta, localizados estrategicamente em cada setor, somados às três torres de atendimento ao cliente. Faz parte da estrutura Baby Stok com acompanhamento de monitora, além de estacionamento para aproximadamente 300 carros.


Todo o projeto está formatado dentro do conceito Tok&Stok 21, padrão que determina a cor branca na estrutura, para destacar as cores já existentes nos móveis e acessórios vendidos pela empresa. Outro diferencial é o sistema de iluminação, assinado pelo arquiteto Gilberto Franco, através do qual todos os móveis e acessórios ganham luminosidade dentro da ambientação da loja.


A nova unidade da Tok&Stok é a primeira do Rio de Janeiro a ser instalada em um prédio independente e com entrada exclusiva. Segundo o presidente da empresa, Régis Dubrule, para colocar todo o projeto em prática foi necessário viabilizar uma parceira com a construtora e bancos, em um processo denominado securitização de recebíveis. "Nele, a construtora adquire o imóvel e o constrói de acordo com nossas especificações (built to suit) com recursos captados no mercado financeiro", explica o executivo.


A abertura da loja deve gerar cerca de 120 empregos diretos e indiretos e a expectativa é que as vendas no Rio de Janeiro aumentem 20% até o final do ano. Ainda em 2005, a empresa abrirá outra megaloja em São Paulo, situada em um ponto estratégico da cidade, na Marginal Tietê, com 10 mil metros quadrados de terreno e 8 mil de área comercial, além de ampliar as lojas de Niterói e Brasília. Ao todo serão 25 mil metros quadrados de área comercial novos, que farão esse ano ser o marco do avanço extraordinário da Tok&Stok.

A megaloja da Barra da Tijuca está localizada na avenida José Silva de Azevedo Neto, 75 (Av. Via Parque).


Continue lendo