Com finalidades específicas e temas diferenciados, as ações apontam para um único objetivo: consolidar a imagem da TIM no mercado, reforçando os vínculos emocionais das pessoas com a marca. Através de uma linguagem bem-humorada, as campanhas também buscam destacar a qualidade dos atributos dos serviços/ produtos oferecidos pela operadora e que já são conhecidos pelos usuários como os melhores do mercado: cobertura, qualidade de sinal, inovação e variedade de aparelhos.
Todo esse conjunto de esforços visa ainda preparar o mercado para as futuras ações de final de ano, mais especificamente o Natal, período de maior sazonalidade positiva no ano. As ações estão sendo veiculadas nos Estados do Paraná e de Santa Catarina e no município de Pelotas/RS.
Três campanhas estão no ar: Cobertura, Qualidade de Sinal e Samsung Luminix. Em breve, novas ações começam a ser veiculadas.
Cobertura
Para reforçar o atributo cobertura, a Master criou o filme "Índio II", que leva a assinatura:TIM. Viver sem fronteiras. O comercial mostra, de forma divertida, que a TIM é a operadora que vai mais longe em sua região, atingindo até o final do ano 250 cidades. Com versões de 60" e 30", a peça mostra um índio tupi-guarani no meio da Amazônia pronto para atingir sua caça, quando é interrompido pelo toque do seu celular TIM. Do outro lado da linha, sua sogra.
Qualidade de sinal
Para defender sua posição no atributo qualidade de sinal, na qual detém ampla vantagem em relação à operadora concorrente, a TIM Sul está veiculando a campanha "Dimitri". A campanha mostra que o cliente TIM pode contar com uma excelente qualidade de sinal, a qualquer hora ou lugar. O filme mostra uma estação espacial, onde o operador tenta localizar um cosmonauta no espaço, através do rádio de comunicação. Após repetidas tentativas frustradas, o operador liga para o celular do cosmonauta e pede para que ele ligue o rádio. A campanha conta também com spot de rádio.
Samsung Luminix
A TIM Sul está lançando um novo aparelho celular: o Samsung Luminix e anunciar sua chagada ao mercado, a Master criou uma campanha. Este aparelho tem como grande diferencial o seu visor azul, de alta luminosidade. A campanha conta com anúncios de jornal e revista , além de outdoors. Com o tema "colocamos o azul perfeito nas suas mãos" a campanha mostra cenas da natureza, como o céu e o mar, onde o azul predomina. A ação conta ainda com uma peça diferenciada - um outdoor com aplique, iluminado na área do visor. Esse outdoor será veiculado nas cidades de Curitiba e Florianópolis.
Campanha “Baleia”
Depois de ser premiada no Festival de Nova Iorque, a campanha publicitária “Baleia” da Academia Gustavo Borges Natação & Fitness, desenvolvida pela agência Master Comunicação e Marketing, de Curitiba, acaba de ser classificada entre as finalistas brasileiras da categoria TV/Cinema no 17º Festival Internacional de Publicidade de Londres (London International Advertising Awards) compremiação marcada para o próximo dia 11 de novembro em Londres e 21 de novembro para participantes brasileiros, profissionais da área e convidados (às 19h30, no Centro Brasileiro Britânico, em São Paulo).
De acordo com Douglas Salvador, atendimento da conta na Master, a indicação para o prêmio já é uma grande conquista, uma vez que o Festival de Londres é um dos maiores festivais de propaganda do Mundo - equivale ao Festival de NY e de Cannes. Agências do mundo inteiro concorrem às medalhas ou até mesmo aos prêmios de finalistas.
Em julho, a campanha “Baleia” conquistou a medalha de bronze no festival de Nova Iorque, na modalidade de Mídia Impressa. Este festival também é um dos maiores da mídia, que promove o reconhecimento do trabalho publicitário das melhores campanhas realizadas no mundo. Concorreram ao prêmio centenas de agências de diversos países.
Campanha
Na estratégia de comunicação, a agência optou por utilizar o mote Você foi feito para viver na água. “A idéia era despertar no target o interesse pela prática do esporte, destacando a necessidade que a água tem para o bem estar do nosso corpo”, explica. O anúncio de revista trazia uma pessoa feliz da vida mergulhando em mar aberto, parecendo uma baleia. Já o filme de televisão, mostrava um nadador agonizando fora da piscina como se fosse um peixe fora d'água. De repente ele consegue se virar e cair na piscina e sai nadando fortemente.
Estratégia
De acordo com o diretor da Academia Gustavo Borges Natação & Fitness, Renato Ramalho – também atleta e campeão de natação, a agência está tendo o reconhecimento por ter desenvolvido a sensibilidade de expressar exatamente o que um nadador ou atleta sente quando começa a nadar. “Foi uma grande sacada, além da foto brincar com a ilusão dos pés parecerem a cauda de uma baleia em alto mar”, diz.
Para conquistar sucesso, a agência elaborou um planejamento estratégico bem definido, publicando este anúncio em revistas de marketing, editorias de esporte dos jornais, mídia em rádio, outdoor e também mala-direta. Toda a campanha para a Academia Gustavo Borges Natação & Fitness dividida em duas etapas (Baleia e Podium) tem como destaque os métodos mais modernos de ensino, além de toda a estrutura que a Academia oferece aos alunos, com dicas do campeão Gustavo Borges.