Presidente da entidade diz que este será um ano difícil de esquecer
2009 será um ano difícil de esquecer. Esta é a avaliação de Roberto Sotomaior Karam, Presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado do Paraná (Sindimetal/PR). Karam comenta que o ano representou um momento caótico e de muita superação para a categoria. "A crise financeira, que abalou diversos setores econômicos do mundo, também dificultou o avanço da nossa indústria, que teve que trocar todo quadro de possíveis investimentos por cortes na produção e a dura concorrência com os produtos importados", lembra.
O Presidente destaca que, infelizmente, a previsão do Sindimetal/PR no final de 2008 se comprovou inteiramente ao longo do ano, quando todos os números divulgados primeiramente pela entidade sobre as possíveis demissões, retração industrial e queda na produção foram confirmados. "Conseguimos constatar com uma pesquisa que nossas empresas iriam demitir cerca de 3,9 mil pessoas, somente em Curitiba e Região Metropolitana, até o começo de 2009. Isso já serviu de alerta para o que representariam, para a categoria, os meses seguintes. Por isso, desde o início trabalhamos alertando os associados e a sociedade sobre o perigo real da crise financeira mundial", destaca.
Leia mais:
Miniônibus oferece mais conforto para até 36 passageiros
IBAPE-PR promove curso de perícia e aspectos do Novo Código de Processo Civil
A Marcopolo irá fornecer 25 unidades modelo urbano Torino para a Coesa Transportes Ltda
No dia 20 terá início a 24ª edição da Busworld Europe, em Kortrijk, na Bélgica
Para Karam ações realizadas pelo governo, como a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), conseguiram driblar os efeitos da crise e fizeram com que o setor chegasse ao fim de 2009 um pouco mais aliviado. "Mas não podemos nos enganar. É preciso ter cautela para o início de 2010. Neste momento ainda de incertezas sobre o futuro, é preciso pensar em longo prazo e tentar identificar alternativas possíveis para as próximas turbulências. Em 2010, é preciso ter consciência das lições desta crise que está diminuindo, mas ainda não acabou", finaliza.
Perfil Sindimetal/PR
Criado em 1959, O Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado do Paraná representa mais de 3.100 empresas em aproximadamente 85 cidades do Estado. O Sindimetal presta diversos serviços aos associados, bem como trabalha na consolidação da imagem do setor junto à sociedade. Mais informações no site: www.sindimetal.com.br