Este link, baseado na tecnologia que permite trafegar muitos canais de alta velocidade em um único par de fibras ópticas, faz parte da rede de transmissão backbone de 15.000 km de comprimento da operadora China Unicom. A solução da Siemens permitiu a empresa reduzir as estações de regeneração - utilizadas para recuperar as propriedades dos dados que se perdem durante a transmissão -, o que gerou economia de investimentos e custos operacionais da rede, mantendo o alto nível de qualidade.
O uso da plataforma TransXpress Infinity da Siemens permite a uma das maiores operadoras da China fornecer até 20 milhões de telefonemas simultâneos por ISDN em um par de fibras ópticas, aumentar em até 640 vezes a velocidade da rede da internet e a capacidade de transportar serviços de dados, vídeo e voz.
A Siemens foi a vencedora do contrato com a China Unicom para construir a rede nacional de backbone óptica em novembro do ano passado. A rede cobre 19 das 31 províncias da China na maior parte das áreas de desenvolvimento acelerado do país. Devido ao uso de tecnologia de ponta, com componentes de fácil instalação, a Siemens conseguiu colocar uma rede de grande porte - com 182 sites - em operação em três meses, incluindo o tempo destinado à instrução e ao treinamento da equipe.
MENOS É MAIS Atualmente uma das maiores dores de cabeça do brasileiro em se tratando de trânsito são as multas. Dentre tantas as infrações, uma das mais questionadas é em relação ao limite de velocidade. Somente no ano passado mais de 200 mil pessoas em Curitiba foram multadas em um dos cerca de 65 radares de controle de velocidade, com limites entre 40 e 70 km/h. Um dos alvos dos “pardais” são as empresas que possuem frotas de carros rodando por ruas e rodovias diariamente. Com o intuito de solucionar este problema, a TDB Comercial empresa curitibana fundada há cinco anos, lança no mercado o Alerta, equipamento que avisa ao condutor quando a velocidade máxima – previamente estabelecida – for atingida. É o único do gênero no Brasil que possibilita contabilizar o número de vezes que o limite de velocidade foi ultrapassado, oferecendo ao proprietário a redução de acidentes envolvendo funcionários, o aumento da vida útil dos carros e, principalmente, a redução do número de multas.
Entre as empresas adeptas ao Alerta estão: a Companhia Paranaense de Energia (Copel/PR), A Enersul (MS) e a Escelsa (ES), além daquelas em fase de implantação, como as Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc/SC) e os Supermercados Condor (PR).