No Shopping Mueller de Curitiba, não é necessário que as máquinas de ar-condicionado estejam ligadas, entre as 18 e 21 horas, para que o ar mantenha-se refrigerado. Um banco termoacululativo produz gelo de madrugada, que é revertido em ar gelado no horário de pico do consumo de energia na cidade. Com a inovação, o consumo de energia foi reduzido em 20% por mês. Além disso, sensores de presença, automação do sistema de iluminação e uso de luz natural contribuem para a economia de energia elétrica.
Da mesma forma, a utilização da água de lençóis freáticos (água subterrânea proveniente de chuvas) para vasos sanitários, tratamento do ar-condicionado e lavagem das caçambas de lixo nas docas, é outra iniciativa que reduz o uso de recursos naturais. Torneiras de pressão e secadores elétricos de mão instalados nos toaletes também contribuem para o não desperdício de água e papel.
De acordo com o gerente técnico do Shopping Mueller, Osnir Marquetti, as soluções foram buscadas exclusivamente visando à preservação ambiental. "Acreditamos que também é nosso papel preservar a natureza para as futuras gerações, evitando poluir do meio ambiente. Para isso, buscamos conhecer todos os aspectos das nossas atividades, produtos e serviços, diminuindo os impactos sobre o meio ambiente", explica.
Leia mais:
Miniônibus oferece mais conforto para até 36 passageiros
IBAPE-PR promove curso de perícia e aspectos do Novo Código de Processo Civil
A Marcopolo irá fornecer 25 unidades modelo urbano Torino para a Coesa Transportes Ltda
No dia 20 terá início a 24ª edição da Busworld Europe, em Kortrijk, na Bélgica
Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos
Com ele, cerca de 39 toneladas de lixo deixam de ser despejados em aterros todos os meses, contribuindo assim, para a preservação do meio ambiente. Os resíduos produzidos nos diversos setores do shopping são despejados em recipientes especiais, e todos são recolhidos por empresas especializadas.
São separados sobras de construção civil, como tijolos, areia, madeira e ferro; lixo orgânico; óleo saturado; recicláveis, como plásticos, papelão, papel e latas de alumínio. Outros resíduos recebem destinos especiais, como objetos perfurocortantes, filmes fotográficos; baterias de celulares, pilhas, lâmpadas, entre outros.
Além disso, toda a papelaria do shopping é produzida com material reciclado. Somente o lixo reciclável representa 66% dos resíduos produzidos pelo shopping.
Ao todo, são centenas de lixeiras espalhadas pelo shopping e lojas. Na praça de alimentação, no Piso Cinemas e em frente aos quiosques de lojas de alimentos existem as específicas para restos de comida e para lixo reciclável e rejeitos.