O Shopping Curitiba inaugurou oficialmente mais um ano do projeto “Árvore dos Sonhos”, que visa arrecadar presentes de Natal para crianças carentes de Curitiba e Região Metropolitana.
Através das “Árvores dos Sonhos”, 10.220 crianças de 216 comunidades atendidas pela Pastoral da Criança na Grande Curitiba, receberão a visita e um presente do Papai Noel. Para participar, basta apenas escolher um dos cartões que enfeitam as dez árvores natalinas, espalhadas pelos corredores do Shopping, e comprar um presente de acordo com os dados fornecidos.
Para marcar o lançamento da campanha, o gerente geral do Shopping, Carlos Torres, a gerente de marketing, Alessandra Furtado, e o produtor Victor Sálvaro reuniram diversas personalidades paranaenses, entre empresários, socialites, atletas e jornalistas. Os presentes levados por eles foram os primeiros a serem colocados embaixo da Árvore dos Sonhos.
Para a coordenadora da área Abranches da Pastoral da Criança, Luzmir Marcondes, esta campanha traz muita alegria e também muita ansiedade para as crianças. “Elas chegam a contar os dias para receber a visita do Papai Noel”.
Já para a coordenadora diocesana da Pastoral, Noemia Brustolin, a Árvore dos Sonhos é a única esperança de um presente para algumas crianças, principalmente as da zona rural. Segundo Noemia, no ano passado a campanha motivou sua comunidade a armar a própria árvore com nomes de outras crianças que não eram atendidas pela Pastoral, para que ninguém ficasse sem presentes. Ela conta que todas as crianças rezam para as pessoas que lhe darão seus presentes, procurando passar muita energia positiva. “Energia positiva é geradora de muita alegria, e esse é o verdadeiro espírito do Natal”, completa.
Os presentes devem ser entregues na Praça de Eventos do Shopping Curitiba (Piso L2), até o dia 20 de dezembro. A campanha “Árvore dos Sonhos” acontece há três anos. Em 2001, cerca de 10 mil crianças foram presenteadas.
MBC realiza almoço de lançamento do Movimento para empresários de São Paulo
Após o almoço, será realizado o Seminário Os Desafios da Economia Brasileira para os Próximos Quatro Anos, com a presença de Ricardo Carneiro, Cláudio Adilson Gonçalvez, Gustavo Loyola, Luciano Coutinho, Luis Paulo Rosenberg e Paulo Rabello de Castro, além de empresários como Jorge Gerdau Johannpeter, Horacio Lafer Piva (Presidente da Federação e do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), Antonio Marmo Trevisane Ivan Zurita (presidente da Nestlé).
O Conselheiro do Movimento Brasil Competitivo (MBC) e presidente da Serasa S/A, Elcio Aníbal de Lucca, e o presidente do Conselho Superior do MBC, Jorge Gerdau Johannpeter, reúnem, no dia 27 de novembro de 2002, em São Paulo, um grupo de empresários para um almoço e primeira reunião de mobilização do empresariado da região em prol do Movimento Brasil Competitivo. O evento será realizado na sede da Serasa (Alameda dos Quinimuras, 187, no Planalto Paulista), a partir das 12h.
Na ocasião, serão apresentadas as diretrizes do Movimento, ações já realizadas, projetos para o próximo ano e visão de longo prazo. O MBC tem como principal objetivo estimular o desenvolvimento da sociedade brasileira, através da melhoria radical da competitividade das organizações privadas e públicas, de maneira sustentável, contribuindo para uma melhor qualidade de vida da população.
De acordo com Jorge Gerdau, o envolvimento das lideranças empresariais é fundamental para alavancar a competitividade do país e melhorar a qualidade de vida da população. “Com esses encontros, queremos incentivar a adesão dos empresários para a mobilização do movimento nacional”, explicou. “Precisamos desenvolver competências gerenciais em todo o país. Isso é decisivo para chegarmos a melhores resultados”, ressaltou.
O MBC foi criado em novembro de 2001 e é reconhecido como uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), voltada ao estímulo e ao fomento do desenvolvimento da sociedade brasileira. Esta nova instituição congrega as funções do Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBQP) e do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade (PBQP). "O MBC tem como objetivo principal viabilizar projetos que visam o aumento da qualidade de vida da população e da competitividade das organizações", complementa o diretor-presidente do MBC, José Fernando Mattos.
Integram o Conselho Superior do MBC o empresário Jorge Gerdau Johannpeter (presidente do Conselho Superior do MBC e presidente do Grupo Gerdau); Antonio Maciel Neto (presidente da Ford Motor Company Brasil Ltda.); Edson Vaz Musa (presidente do Conselho da Fundação para o Prêmio Nacional da Qualidade); Elcio Anibal de Lucca (presidente da Serasa S/A); Sergio Foguel (Conselheiro da Odebrecht S/A); o ministro Chefe da Casa Civil e os ministros dos Ministérios do Planejamento, Orçamento e Gestão; da Ciência e Tecnologia; e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
Após a reunião com os empresários, a Serasa promove o Seminário Os Desafios da Economia Brasileira para os Próximos Quatro Anos, das 14h às 18h, com a presença de Gustavo Loyola, da Tendências consultoria integrada; Luciano Coutinho, da LCA Consultores; Cláudio Adilson Gonçalez, da MCM Consultores Associados; Paulo Rabello de Castro, da RC Consultores; Luis Paulo Rosenberg, da Rosenberg & Associados, e do professor da Unicamp, Ricardo Carneiro, colaborador do programa econômico do Partido dos Trabalhadores (PT). Também participarão, como debatedores, os empresários Antoninho Marmo Trevisan, Horácio Lafer Piva (Presidente da Federação e do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), Ivan Fábio Zurita (presidente da Nestlé) e Jorge Gerdau Johannpeter (presidente do Grupo Gerdau).
O seminário faz parte do lançamento dos Painéis Setoriais Serasa, que serão realizados mensalmente, em parceria com as principais consultorias econômicas do país (LCA Consultores, MCM Consultores Associados, RC Consultores, Rosenberg & Associados e Tendências Consultoria Integrada), no período de fevereiro a novembro de 2003, como um fórum de discussão permanente sobre o desempenho das principais cadeias setoriais da economia brasileira.
Durante o seminário serão realizadas sondagens entre participantes sobre o comportamento da economia no próximo ano, detectando a expectativa em relação a taxa de câmbio, inflação, crescimento econômico, entre outros, por meio de respostas dadas com a utilização de equipamento eletrônico que todos receberão no início do evento. O resultado da sondagem será processado on line/real time e divulgado imediatamente após os debates. As cadeias produtivas que serão abordadas nos Painéis Setoriais Serasa são comércio varejista; química e petroquímica; construção civil; papel e celulose; alimentos; siderurgia; automobilística; têxtil; telecomunicações; e agrícola.