Costuma-se dizer que quem viver o suficiente terá catarata, que faz parte do envelhecimento natural do olho. O cristalino além de buscar o foco também funciona como um filtro, impedindo que certas radiações com comprimentos de onda imperceptíveis possam danificar a retina. A catarata geralmente aparece após 60 anos e se caracteriza principalmente por visão embaçada, que não melhora com óculos e fotofobia. Para diagnosticar a doença é preciso consultar um oftalmologista. Uma vez diagnosticada, o único tratamento efetivo até o momento é através da cirurgia. Antes se faz necessário a realização de exames complementares para calcular a lente intra-ocular que irá substituir o grau do cristalino. Também é necessário realizar exames de sangue e obter um risco cirúrgico do cardiologista. A técnica mais moderna e mais utilizada chama-se facoemulsificação ultrassônica. Através dela se realiza uma incisão de 3 mm, na qual se retira a catarata e se coloca uma lente dobrável dentro do olho pela mesma incisão. Existem vários materiais de lentes intra-oculares, sendo que os mais seguros para olho são aqueles de acrílico hidrofóbico até o momento. Os silicones de terceira geração também são bastante utilizados. Existem lentes com filtros para a luz azul que ajudam a proteger a retina, lentes multifocais, lentes acomodativas que facilitam a visão de perto e de longe, com menor dependência dos óculos para perto. Esta escolha deve ser feita juntamente com o cirurgião experiente nesta área. A cirurgia normalmente é realizada com anestesia local (tópica ou bloqueio), em regime ambulatorial, de curta duração. Com o avanço da tecnologia e das modernas técnicas cirúrgicas, a cirurgia se tornou simples para o paciente, porém o procedimento está longe de ser simples e banal. Todos os cuidados pré, intra e pós-operatórios devem ser rigorosos por parte da equipe médica, do paciente e dos familiares. Complicações são raras, mas podem ocorrer, e em alguns casos pode levar a cegueira. Por isso, uma vez decidida pela cirurgia, deve-se discutir com o cirurgião experiente nesta área, todos os benefícios, riscos e alternativas e assim realizar o procedimento de forma consciente e comprometida.
Paulo Fadel
Presidente da Sociedade Brasileira de Administração em Oftalmologia (SBAO)
Diretor do CEMOC (Centro de Microcirurgia Ocular de Curitiba
NASCE A RSVP CELEBRITIES
A agência paulista RSVP Direct Center está lançando a sua mais nova unidade, a RSVP CELEBRITIES, que será responsável em gerar novos negócios e programas de relacionamento a personalidades, artístas e esportistas, nacionais e internacionais. O primeiro cliente é a apresentadora Ana Maria Braga, cujo primeiro trabalho é o lançamento do CLUBE AMIGOS DA ANA MARIA BRAGA. O Clube é uma ação caracterizada como Programa de Relacionamento desenvolvido através do meio internet e que tem por objetivo criar elementos de reciprocidade entre a artista e seus admiradores, não estando vinculado a qualquer modalidade de sorte ou pagamento pelos participantes, nem à aquisição ou uso de qualquer bem, direito ou serviço, estando aberto a quem desejar participar. O Clube oferece muitas vantagens a todos que se cadastrarem. Uma delas é a promoção Natal Premiado GE Eletrodomésticos que estará distribuindo prêmios de grande valor para as melhores sugestões de frases enviadas, além de outros benefícios como notícias sobre a Ana Maria, novidades sobre o trabalho dela dentro e fora da tv, presentes e mensagens especiais enviadas para os participantes do clube, e ofertas de produtos e serviços exclusivos.
O Clube está na internet no endereço: www.clubeamigosdaanamariabraga.com.br A trajetória da RSVP se mistura com a própria história do Marketing Direto, Marketing de Relacionamento e da Comunicação Dirigida no Brasil. Isso porque, em 1986, foi a primeira agência brasileira a atuar de forma multidisciplinar, unindo estratégias de comunicação em torno de um único objetivo: respostas. Hoje, quase duas décadas depois, muita coisa mudou, e a RSVP sempre esteve na vanguarda dessas mudanças, atendendo as maiores e melhores empresas, líderes em seus segmentos. "O núcleo Celebrities sempre foi um grande objetivo de marketing da RSVP, e os primeiros contatos foram com os artistas Fábio Jr. e Amado Batista. Essa nova divisão da agência está estruturada para desenvolver programas de relacionamento para um grande número de personalidades, artistas e esportistas", comenta Henrique Mello, diretor de operações da agência.
Mais informações sobre a RSVP CELEBRITIES pelo telefone (11) 5505-6063. www.rsvp.com.br