Com investimentos de R$ 6 milhões distribuídos ao longo de 2009, Grupo Pão de Açúcar traz para suas lojas a diversidade e a riqueza da cultura & gastronomia francesas.
Com investimentos de R$ 6 milhões, o Grupo Pão de Açúcar vai levar o Ano da França para todas as suas lojas no Brasil. Estão programadas campanhas e promoções alusivas ao ‘França.BR 2009’, iniciativa lançada oficialmente pelos presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e da França, Nicolas Sarkozy, em dezembro do ano passado.
O Grupo Pão de Açúcar foi patrocinador do show pirotécnico realizado na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, no dia 21 de abril, evento que deu início ao ano de comemorações e ainda estará presente em outros eventos oficiais até o dia 15 de novembro, data de encerramento oficial do Ano da França no Brasil.
Leia mais:
Miniônibus oferece mais conforto para até 36 passageiros
IBAPE-PR promove curso de perícia e aspectos do Novo Código de Processo Civil
A Marcopolo irá fornecer 25 unidades modelo urbano Torino para a Coesa Transportes Ltda
No dia 20 terá início a 24ª edição da Busworld Europe, em Kortrijk, na Bélgica
COMUNICAÇÃO
Para identificação da Campanha nas lojas e em toda a comunicação da participação do Grupo Pão de Açúcar no ano da França, foi criada uma logomarca inspirada nas obras do pintor francês Matisse, em sua fase de exploração das linhas retas e formas geométricas, com estilo colagem.
As peças de divulgação que ‘vestirão’ as lojas, incluindo banners, pórticos, displays de chão e bandeirolas informando os clientes sobre a promoção Viva a França, seguem a mesma temática.
Criado também pela PA Publicidade, o pacote de mídia envolve um mix simultâneo de meios eletrônicos e impressos. Filmes serão veiculados nas principais redes de TV aberta. São mais 5700 inserções em 45 dias. Mais de oito milhões de folhetos serão distribuídos nas lojas no período da campanha – de 18 de maio a 1º julho.
CARROS
Com uma grande ação transversal, o Grupo prepara uma grande festa nas redes Pão de Açúcar, Extra, CompreBem, Sendas e Assai. Entre os dias 15 de maio e 30 de junho, a promoção "Viva a França" irá sortear 45 carros da marca francesa Renault entre os clientes das redes. Para participar basta realizar uma compra acima de R$ 25, que o cliente receberá um código para enviar via SMS para participar da premiação.
AÇÕES
Os projetos desenvolvidos pelo Grupo Pão de Açúcar estão ancorados em pesquisas e benefícios valorizados pelos consumidores no que tange ao tema "França no Brasil", o que resultou em maior oferta de produtos, promoções e sorteios de bens de alto valor agregado.
PRODUTOS
Além dos eventos e da nova campanha, nas lojas o cliente encontrará um show de produtos incluindo as principais referências francesas como vinhos, queijos, geléias, sobremesas, entre outros. Atualmente, o Grupo trabalha com uma grande variedade de produtos franceses nas lojas do Grupo Pão de Açúcar, cuja distribuição obedece ao perfil e hábitos de consumo de cada região (clusterização).
A marca exclusiva Casino é a grande referência nesse sortimento. Com importação direta pelo Grupo, são mais de 220 itens com excelente relação custo benefício, reunindo toda qualidade, sabor e requinte da culinária francesa a preços em média 15 a 20% menores que os importados similares de outras marcas. Há três anos, a empresa investe fortemente nesse diferencial com produtos alimentícios nas áreas de mercearia, congelados e orgânicos. Ainda neste ano, serão incorporados outros produtos ligados à rica gastronomia francesa, além de complementos de utensílios culinários, ampliando a linha em 20%.
É cada vez maior a presença dos produtos Casino na cesta de compras dos consumidores: o último trimestre de 2008 registrou elevação de 67% dessa participação na comparação com o mesmo período de 2007. O primeiro trimestre de 2009 registra elevação de 48% nas vendas da linha ante o mesmo período do ano passado – a expectativa é que em 2009, as vendas cresçam ao redor de 150% ante 2008.
2005 - ANO DO BRASIL NA FRANÇA
Em 2005, ano em que foi celebrado o ano do Brasil na França, com o projeto "Viva Brasil", o Grupo Pão de Açúcar promoveu várias ações, em parceria com seu sócio francês, o Groupe Casino em que pode apresentar a diversidade e a riqueza da cultura, da gastronomia e dos produtos brasileiros, não só para o público francês como para o europeu.
"Há três anos, conseguimos traduzir essa celebração em ações realizadas em 4.900 lojas do Groupe Casino com uma grande ação comercial que movimentou R$ 100 milhões e beneficiou várias empresas brasileiras. Chegou a nossa hora de retribuir à receptividade que recebemos dos franceses e estaremos com as nossas 600 unidades preparadas para isso", declara José Roberto Tambasco, Vice Presidente Comercial e de Operações do Grupo Pão de Açúcar.
GRUPO CASINO E GRUPO PÃO DE AÇÚCAR
O Grupo Casino está presente no Brasil desde 1999 quando se associou com o Grupo Pão de Açucar. Pioneiro no setor varejista de alimento no País, o Grupo Pão de Açúcar completou 60 anos em 2008 e configura como uma das principais empresas varejistas do segmento, com vendas de R$ 20,9 bilhões registradas em 2008, alta de 18,2% em relação a 2007, quando o grupo fechou as vendas em R$ 17,6 bilhões. Sociedade anônima de capital aberto, a companhia conta hoje com 597 lojas distribuídas por 14 estados das regiões Sudeste – incluindo-se nesta a sede da companhia, em São Paulo (SP) –, Sul, Centro-Oeste, Nordeste e Distrito Federal, totalizando uma área de vendas de 1,4 milhão de metros quadrados.
Para garantir a atuação no mercado e atender às diferentes necessidades e expectativas dos consumidores, a empresa mantém uma estrutura multiformato formada pelos modelos: supermercados (Pão de Açúcar, CompreBem e Sendas), hipermercados (Extra), lojas de produtos eletrônicos/eletrodomésticos (Extra-Eletro), lojas de conveniência (Extra Fácil) e atacarejo (rede Assai Atacadista). A empresa também atua no comércio eletrônico nas áreas de alimentos, com o www.paodeacucar.com.br, e não alimentos, com o www.extra.com.br