Mercado em pauta

Ronconi: nova identidade corporativa

16 mai 2002 às 07:57
Com um faturamento anual superior a R$ 30 milhões, atua em todo Brasil através de uma rede de 8 franquias e 40 parceiros; perto de 20% da produção é destinado à exportação para América do Sul, Caribe e EUA. Na linha de colchões e espumas, conta com cerca de 5.000 revendedores no Brasil, que comercializam espumas industriais, fornecidas para empresas do setor moveleiro, automobilístico e confecções. São mais de 5 mil toneladas produzidas ao ano.
Um perfil como este, que vai além do tradicional e mostra a Ronconi muito mais como uma empresa de tecnologia de ponta no setor moveleiro de design, exige uma identidade corporativa através da qual seja possível transmitir estes novos conceitos. Assim, o Studio Lúmen Design foi chamado para desenvolver a nova apresentação gráfica da empresa, que passou a ser utilizada desde o novo show room até as franquias espalhadas pelo Brasil.
Todo o aparato promocional e institucional, como o site da Ronconi (através do qual os clientes podem conhecer a história da empresa, os produtos, as novidades, obter dicas sobre decoração e até conversar sobre os seus projetos), os impressos promocionais (anúncios, convites, material para franqueados, catálogos, folders) e o redesign da logomarca, foram trabalhados com o objetivo de representar o atual período da empresa, marcado pela solidez e modernidade.
Para a logomarca, procurou-se transmitir o novo posicionamento da Ronconi: fabricação de móveis com design e qualidade. Além de transmitir esse conceito principal, também foram considerados fatores como facilidade de impressão e leitura da logomarca, permitindo maior versatilidade e unidade na aplicação da marca.
Segundo o diretor da empresa, Pedro Ronconi, “a elaboração de uma nova identidade corporativa permitiu que o nosso novo posicionamento de mercado fosse facilmente percebido por nossos clientes, franqueados e fornecedores. O novo padrão gráfico preserva algumas características tradicionais, importantes para a história de uma empresa com mais de 80 anos, mas não deixa de apresentar signos contemporâneos”, explica.

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