Cozinha nordestina é um dos principais destaques da agenda de cursos que o chef paulistano de alma baiana traz para cidade; Lapa também sedia dois dias de cursos e jantar
Um paulistano com alma baiana, apaixonado por gastronomia e dono de grande carisma. Assim é o chef Luciano Muradas, que no mês de agosto estará em Curitiba para uma série de cursos. Coordenada pela consultora em turismo gastronômico Rita Faiçal, a agenda do chef Muradas na capital inclui aulas de cozinha nordestina, molhos, fundos e caldos, risotos, além de informações sobre como empreender na área de gastronomia funcional, uma das especialidades do profissional.
As aulas acontecem em vários locais da cidade: Faculdades Opet, Restaurante Tempero Meu Grill, Restaurante Dona Helena e Instituto Profissionalizante Paraná Aliança (IPPA), além da Pousada Tropeiros, localizada na Lapa.
A programação começa no dia 15 de agosto, na Faculdades Opet, com o módulo de Gastronomia Regional - Cozinha Nordestina, um curso com duração de oito horas e investimento de R$ 500,00 por aluno. Nos dias 16 e 17 serão dois dias de cursos, voltados ao preparo de Risotos, duração de 16 horas, com investimento de R$ 750,00. No dia 18, o chef Muradas fará um jantar por adesão. Informações e reservas podem ser feitas com Camila Pazello, no telefone 9994-9090.
Entre os dias 20 e 21, o chef Muradas estará na Pousada Tropeiros, na Lapa, onde dará duas aulas de Risotos. Informações e reservas podem ser feitas com Patrícia, nos telefones 3622-0055/9889-2820. No dia 22, Muradas leciona novo módulo da Gastronomia Regional - Cozinha Nordestina, com duração de oito horas. Informações e reservas com Rita Faiçal, pelo telefone 9968-1252. Novos módulos da Gastronomia Regional - Cozinha Nordestina acontecem nos dias 28, no Restaurante Tempero Meu Grill (informações com Fábio 3332-3938) e dia 29, no IPPA (agendamento com Renata no 3072-4490). Nos dias 30 e 31 está previsto o módulo Caldo, Molhos e Fundos, com duração de 8 horas cada dia, na sede do IPPA (informações com Renata 3072-4490).
Sobre Luciano Muradas
Filho de um cozinheiro consagrado, Luciano Muradas praticamente cresceu dentro de uma cozinha. Restaurantes, bares, hotéis, eventos, festas e consultorias em São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina fazem parte do currículo do jovem profissional. Mas foi em Trancoso, trabalhando com a promoção de casamentos, que Luciano construiu sua marca. Na bela cidade litorânea Muradas trabalhou em hotéis como Uxuá, residências de empresários famosos como Sandra e Sérgio Habib além de Sabine e Carlo Lovatelli.
Engajado com a causa social, Muradas foi convidado a lecionar para jovens carentes no Centro de Capacitação Gastronômica de Trancoso, em projeto encabeçado pela chef Morena Leite, do Capim Santo. O sucesso foi tão grande que no segundo ano Luciano foi chamado para compor o quadro docente do Instituto Educacional SHC, onde lecionaria culinária para crianças e jovens dos 6 aos 15 anos.
Entrevista para o Jô Soares e convite para compor a equipe do Chef Stromberg, que serviria as refeições para o time da Alemanha durante a Copa do Mundo foram alguns pontos altos da carreira do profissional. Com os eventos em Trancoso acontecendo cada vez mais, o mercado de Porto Seguro descobriu o chef Muradas, que acabou sendo convidando para trabalhar em diversos locais da cidade. Após dois anos residindo em Trancoso, Luciano foi para Porto Seguro, onde aí sim sua expressão profissional decolou na região.
"Porto Seguro foi e continua sendo incrível para mim. A cidade me recebeu de portas e braços abertos. Logo que cheguei abri uma pequena boutique de massas frescas dentro de minha própria casa, boutique esta que mantemos até hoje."
"Também ganhei um espaço maravilhoso que já dura três anos na rádio local. Eu tenho um quadro dentro de um programa muito prestigiado que se chama Adrenalina. O quadro é o Brincando na Cozinha, onde eu dou receitas, dicas e faço receitas ao vivo com aquilo que os ouvintes têm dentro de suas despensas e geladeiras. 40 mil pessoas é a média sintonizada enquanto estamos no ar. Meu blog de casamentos em Trancoso continua me fazendo trabalhar por lá, fora todos os outros eventos que realizamos aqui. Contamos com uma estrutura hoje que pode atender facilmente qualquer evento gastronômico para 2.000 pessoa."
"Mas minha paixão por ensinar continuou me levando à dar cursos. Fui professor do Senac de nossa cidade e duas vezes por ano trago a Famiglia Massas Finas para realizar um curso de massas. Sempre que possível viajo pelo Brasil também ensinado aquilo que sei e aprendendo cada vez mais em cada lugar que chego. Nosso mais novo projeto é uma série de vídeos em diversas locações diferentes de nossa cidade onde farei receitas e darei dicas desse nosso universo gastronômico."