Site e mídias sociais são investimentos da rede hoteleira para ter uma aproximação ainda maior com os consumidores
A era digital traz consigo potentes ferramentas de relacionamento, capazes de alterar de forma definitiva a comunicação entre as pessoas, o que causa impacto em diversas áreas, principalmente na economia. Para as empresas, a inclusão digital tornou-se um poderoso recurso para divulgar seus produtos e serviços, e ainda – por meio da interatividade – conquistar uma aproximação maior com o público consumidor. É o caso da rede paranaense Mabu de Hotéis & Resorts, que concretizou sua inserção no universo digital por meio de site, blog, redes sociais Twitter, Orkut e Facebook e pelo Trip Advisor (uma espécie de guia hoteleiro em que os turistas do mundo todo compartilham informações sobre viagens e destinos).
Ao oferecer aos clientes todos esses canais na web, a rede hoteleira deu um passo à frente, proporcionando ainda mais benefícios ao seu público-alvo, formado por pessoas que, em sua maioria, são usuárias da internet. O investimento do Mabu para a implementação dos sistemas foi de R$30 mil. Segundo especialistas, além da facilidade de comunicação, as mídias sociais podem ser empregadas de diferentes formas: em campanhas publicitárias, como um canal de relacionamento com o cliente ou até mesmo na construção da marca coorporativa na internet. Portanto, a utilização de maneira adequada de tais tecnologias pode gerar redução de custos, tendo em vista sua ampla abrangência.
Cada vez mais, os empresários conscientizam-se de que as novas ferramentas da internet são uma das mais influentes formas de mídia até hoje já desenvolvidas. No caso do Mabu, elas funcionam, ainda, como um canal avaliador do comportamento de seus consumidores, que acabam por multiplicar a informação obtida por meio da web. Como forma de pesquisa, o uso da internet é extremamente válido para estratégias de negócios, podendo até mesmo ocasionar mudanças na visão empresarial de algumas marcas e de como elas devem se relacionar com os seus consumidores.
Novo site e mídias sociais
Entre as otimizações realizadas pelo Mabu para um melhor aproveitamento das ferramentas, está o site da rede (www.hoteismabu.com.br), que hoje possui mais de 22 mil acessos mensais. O endereço foi totalmente repaginado, com o objetivo de tornar a navegação mais fácil e interativa. De acordo com o superintendente do Mabu, Alberto Asseis, a intenção foi simplificar o acesso do público. "Priorizamos o design para que ficasse mais limpo e rico em informações e imagens. Para facilitar o acesso, colocamos na página inicial os itens mais procurados e as informações principais do site. O objetivo da mudança é estreitar ainda mais o relacionamento com os consumidores, estimulando-os a participar e a interagir, propondo melhorias e buscando soluções, ou seja, realizando uma espécie de intercâmbio de informações", afirma Asseis.
A principal novidade oferecida pelo site é o chat online, que funciona das 9h às 19h, com atendimento rápido e simples. Para participar, basta clicar no topo da página inicial, inserir o nome, o endereço de e-mail e iniciar a conversação. É possível, ainda, solicitar orçamento para eventos e congressos, receber notícias sobre promoções e efetuar cadastro para recebimento de e-mail marketing. A interatividade está presente também no item "fale conosco", no qual é possível enviar um formulário com dúvidas. Essa proximidade com o internauta tem mostrado resultados positivos para o Mabu. "Os clientes passaram a ter mais liberdade para opinar e interagir. Trata-se de uma maneira de mensurar nosso desempenho perante os usuários de nossos serviços. Afinal, nossa meta é conquistar a satisfação do cliente para que ele tenha sempre uma experiência memorável durante a visita aos hotéis da rede", diz o superintendente.
O público-alvo do site é constituído principalmente pelos clientes que já conhecem a rede de hotéis e têm a intenção de voltar a se hospedar. São usuários também os que procuram algum tipo de informação e serviço ou mesmo aqueles que ainda não se decidiram pela hospedagem. Além disso, por meio do novo site do Mabu, é possível ficar conectado às redes sociais, tornando-se ainda mais próximo de tudo que acontece nos hotéis. O blog é outra ferramenta utilizada, apresentando mais de mil acessos mensais.
Com atualizações diárias, os canais digitais do Mabu apresentam notícias relevantes sobre lazer, cultura, previsão do tempo e até mesmo datas comemorativas. Ao acessar, os internautas têm à disposição informações sobre os pacotes e serviços da rede. "As mídias sociais trouxeram retorno positivo, pois possibilitam um canal direto e aberto para sugerir melhorias ou elogiar um serviço. Ou seja, os clientes sabem que estão sendo ‘ouvidos’. Isso representa uma maior presença da marca no meio digital", destaca Asseis. Uma campanha foi criada pelo Mabu especialmente para a divulgação do site e das mídias sociais, com a utilização de e-mail marketing e materiais impressos.
Um pouco sobre a Rede de Hotéis Mabu & ResortsA Rede Mabu de Hotéis & Resorts é um grupo hoteleiro do Paraná com experiência de mais de 35 anos no mercado, formada por três empreendimentos: Mabu Royal & Premium Hotel e Mabu Parque Resort, ambos em Curitiba, e Mabu Thermas & Resort, em Foz do Iguaçu. O Mabu Thermas, na Rodovia das Cataratas, em Foz do Iguaçu, é uma opção para toda a família. O resort possui uma completa estrutura de lazer que possibilita revitalização junto à natureza, prática de esportes, descanso do corpo e da mente e diversas atrações para todas as idades como tirolesa, parede de escalada, paintball, arco e flecha, pesca esportiva, torneiro de futebol, hidroginástica e caminhadas, tudo organizado pela equipe de recreação. As últimas novidades da rede de hotéis podem ser acessadas diariamente pelo blog (hoteismabu.wordpress.com) e pelo Twitter (twitter.com/hoteismabu).