Para muitos, o mercado hoteleiro de Curitiba está saturado. Por outro lado, as grandes redes não param de investir na cidade. É o caso da Atlantica Hotels, contratada pelo grupo Hotel Curitiba Capital para administrar o recém-inaugurado Radisson Hotel Curitiba. Ao todo, serão investidos R$ 2 milhões para adequação do empreendimento aos padrões da rede.
Nos primeiros três meses de funcionamento sob a nova bandeira – o início das atividades como Radisson foi em janeiro de 2006 – o hotel já hospedou mais de 8 mil pessoas em seus 195 quartos, com uma média de ocupação de 50%. A tarifa média praticada é de R$ 145,00, valor que será mantido no decorrer do ano.
A expectativa é que até o final de 2006 a ocupação atinja 65%, em média. Para isso, o hotel está fazendo uma série de reformas, que devem ficar prontas até agosto. Dentre as principais mudanças está a renovação do lobby e do restaurante, com novos estofamentos para cadeiras e poltronas, além de reforma dos balcões e renovação do sistema de iluminação.
Também haverá a implantação do exclusivo "Andar Feminino" e do "Royal Floor", no qual o hóspede conta com serviços adicionais e personalizados, além de internet grátis, um padrão Atlantica Hotels. O espaço de eventos do empreendimento, que tem capacidade para atender até 500 pessoas simultaneamente, é outro que passará por reformulação. Serão colocados novos carpetes e haverá troca das cadeiras, além de instalação de novos itens de segurança, como trava antipânico e olho mágico nas portas.
De acordo com o gerente geral do Radisson Hotel Curitiba, Ronaldo Martins, as instalações do hotel estavam em boas condições logo que foi assumido. "Porém, é uma política da Atlantica Hotels adequar todos os hotéis aos devidos padrões de conforto, qualidade e de identidade visual de cada uma das marcas que operamos", diz Martins.
Por este motivo, o empreendimento, localizado no Batel, bairro nobre da cidade, em frente à Praça do Japão, está realizando todas essas mudanças. Como se não bastasse, já estão implantadas redes Wi-Fi nas áreas comuns do hotel, para conexão remota à Internet. Em termos de infra-estrutura, o empreendimento ainda oferece piscina, sauna e sala de ginástica gratuitamente aos hóspedes.
Já nos apartamentos já foram instalados aparelhos de TV 29 polegadas de tela plana e também está prevista a instalação das chamadas Camas dos Sonhos, apresentadas em padrões especiais – uma exigência da Atlantica Hotels, detentora da marca Radisson no Brasil.
Para Martins, o hotel busca atingir a um público de espírito jovem, que goste de renovação. "Temos um serviço diferenciado, no qual a equipe tem total liberdade de interagir com os hóspedes, buscando superar as expectativas em relação à permanência deles em Curitiba", destaca o gerente geral.
CONSERVAÇÃO
A Atlantica Hotels mantém um rígido processo de preservação dos empreendimentos que administra com o objetivo de garantir a sustentabilidade do negócio aos investidores sem exigir grandes aportes financeiros para a renovação das instalações. Todos os anos, a companhia premia com os Selos Azul e Ouro os hotéis que cumprem as diretrizes de padrões e conservação de todos as áreas dos hotéis.
"Somente uma companhia ousada na política de prevenção e conservação do patrimônio dos investidores pode operar o programa 100% de Satisfação Garantida, que prevê a devolução do valor da diária ao hóspede, caso algum problema não seja resolvido durante sua estada. O índice de solicitação desse benefício em toda nossa rede sempre esteve abaixo de 1%", diz Paul J. Sistare, presidente e CEO da Atlantica Hotels.
TREINAMENTO
O quadro de 87 colaboradores do Radisson Hotel Curitiba já passou pelo treinamento do Instituto WCF-Brasil para a prevenção da exploração sexual infanto-juvenil. Na ocasião, foi desenvolvida uma cartilha com orientação a todos os colaboradores da rede sobre como agir em caso de suspeita de ação predatória contra crianças e adolescentes nas dependências do empreendimento
Além disso, os colaboradores estão passando por outros processos de capacitação, sobre integração aos procedimentos, ferramentas de trabalho, valores e missão da companhia. Dentre os programas implementados destacam-se: "Momentos Mágicos e "Yes, I Can", nos quais o colaborador é motivado a causar situações "especiais" durante a permanência do cliente no hotel.
"Teremos 100% dos colaboradores participando de todos os módulos de treinamento disponíveis na companhia para o ano de 2006", diz Martins. O gerente geral do Radisson Hotel Curitiba afirma que tem uma meta pactuada com sua equipe: transformar o hotel em modelo de gestão. "Esse modelo compreende investidor satisfeito, hóspede encantado e colaborador feliz", diz o executivo.
ATLANTICA HOTELS INTERNATIONAL
Fundada em 1998 pelo veterano da indústria da hospitalidade, Paul J. Sistare, presidente e CEO, a Atlantica Hotels International, sediada em São Paulo, é a maior administradora independente de hotéis na América do Sul. A empresa opera por alianças estratégicas com a Choice Hotels Internacional (representando as marcas Sleep, Comfort, Comfort Suites, Quality e Clarion) e com o Carlson Companies (para as bandeiras Radisson, Park Suites e Park Inn). Também possui a marca própria Go Inn, no segmento supereconômico, e o selo Atlantica Collection, para marcas independentes
A Atlantica Hotels tem 54 unidades em operação, que somam 10 mil apartamentos na maioria das principais cidades do Brasil. Outros cinco mil apartamentos em construção começam a operar nos próximos três anos e mais 25 hotéis estão em desenvolvimento. A companhia integra a lista das 150 Melhores Empresas para Você Trabalhar do Guia Exame-Você S/A e, pela segunda vez consecutiva, o ranking dos 25 Melhores Empregadores da América Latina, publicado pela revista América Economia. A Atlantica Hotels tem parceria pioneira com o World Childhood Foundation (WCF) para o combate da exploração infantil e em favor do turismo sustentável.
SERVIÇO
Radisson Hotel Curitiba
Endereço: Avenida Sete de Setembro, 5.190 – Batel – Curitiba - PR
Telefone: 41 3351-2222;