Profissionais do Frischmann Aisengart/DASA esclarecem dúvidas sobre a doença
A psoríase, ao contrário do que muitas pessoas pensam, não é contagiosa. A doença, que atinge cerca de 2% da população mundial, tem componente genético e pode ser desencadeada por vários fatores, inclusive emocionais. As lesões da pele têm aspectos variados e geralmente localizam-se em superfícies mais sujeitas a traumas como joelhos, cotovelos, palmas das mãos, planta dos pés e couro cabeludo.
Caracterizada pela inflamação da pele, a doença é benigna, crônica e pode aparecer em qualquer idade, tanto em homens, quanto em mulheres: "O diagnóstico é feito pelo médico com base na história clínica e na observação das lesões típicas ao exame físico. Em determinados casos solicita-se uma biópsia de pele para a confirmação do diagnóstico" esclarece a médica Rosita Fontes, do Frischmann Aisengart/ DASA.
"Classicamente, a doença apresenta períodos de piora e outros de remissão. Por vezes as lesões podem ser desencadeadas por um trauma, infecção prévia, medicamentos ou até o estresse emocional. Em uma pequena proporção dos casos pode haver comprometimento das articulações. É muito importante consultar um dermatologista nos primeiros sinais da doença", completa a patologista clínica, pós graduada em dermatologia, Dra. Flávia Segato, do Frischmann Aisengart/DASA.
O tratamento é individualizado e deve sempre ser prescrito por um médico, que também poderá explicar ao paciente as características da doença, os fatores desencadeantes e a resposta esperada ao tratamento. "Pelo fato de não ser uma doença contagiosa e ter lesões aparentes, é importante que não só o paciente, mas também sua família, amigos e colegas de trabalho saibam que não há qualquer necessidade de evitar o contato físico com outras pessoas", esclarece a Dra. Flávia.
Sobre o Frischmann Aisengart Medicina Diagnóstica
O Frischmann Aisengart tem 65 anos e é considerado uma referência para o segmento de medicina diagnóstica na região. Com forte presença nas áreas hospitalar e ambulatorial é o líder de mercado na capital e Região Metropolitana. Possui mais de 600 colaboradores e 35 unidades. São mais de três mil tipos de exames de análises clínicas que contemplam serviços e soluções diferenciados com qualidade, rapidez e alto padrão de atendimento, como a coleta domiciliar e vacinas. O Frischmann Aisengart integra a DASA, maior empresa de medicina diagnóstica e de saúde preventiva na América Latina e quarta maior no mundo. Para mais informações: www.labfa.com.br .
Sobre a DASA
A DASA é a maior empresa de medicina diagnóstica na América Latina em termos de receita bruta e população e a quarta maior rede no mundo. Com mais de 11,5 mil colaboradores, atende aproximadamente 55 mil pacientes por dia em 322 unidades. Processa em média 10 milhões de exames por mês. Oferece mais de três mil tipos de exames de análises clínicas e diagnóstico por imagem. Atualmente, o grupo é formado por 18 marcas em 12 estados brasileiros e no Distrito Federal – Delboni Auriemo e Lavoisier (SP), Bronstein, Lâmina e MedImagem (RJ); Club DA (RJ e SP); Pasteur e Exame (DF), MedLabor (TO), Frischmann Aisengart e Álvaro (PR), CientíficaLab (ES, MG, RJ e SP), Image Memorial (BA), Lâmina (SC), Atalaia (GO), Cedic e Cedilab (MT) e LabPasteur e Unimagem (CE).
*Informações atualizadas de acordo com os resultados do 2T10.