Mercado em pauta

Propeg cria para Fiat Barigüi

22 jun 2003 às 09:32

A Propeg acaba de desenvolver um anúncio especial para a Fiat Barigüi. A peça será veiculada na Revista O Gastronômico, de Santa Catarina, e leva a assinatura das lojas de Blumenau e Itajaí/Balneário Camboriú da maior rede de concessionárias da marca no sul do país.
Criado por Diego Pianaro e Alessandro Novais, com direção de criação de Beto Vivas, o anúncio tem como destaque principal o Fiat Stilo e a frase: "É como um bom prato: você baba só de ver". Um pequeno detalhe, na peça aparece uma mancha, como se tivesse caído algo líquido no papel.

ALPHAVILLE VENCE O "TOP DE MARKETING 2003"
Com o case "AlphaVille: Qualidade de Vida e Sucesso", a AlphaVille Urbanismo S/A conquistou o prêmio "Top de Marketing 2003", um dos mais conceituados do mercado, concedido pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil - ADVB. A premiação foi entregue esta semana, em São Paulo.


O case vencedor descreve em detalhes a trajetória da empresa, fundada em 1995, e as estratégias adotadas para o projeto de expansão, iniciado em 1997. Entre os resultados conquistados até o final de 2002, surpreendem a superação em 80% das metas estabelecidas e a abrangência alcançada pela marca, agora consolidada como referência nacional em desenvolvimento urbano planejado.


Quando decidiu conquistar novos mercados fora de São Paulo, após ampliar e aperfeiçoar o seu conceito urbanístico, a AlphaVille projetava estar presente em cinco cidades brasileiras até final de 2002. Hoje está em 9 cidades; mais 4 lançamentos estão previstos em diferentes praças, de norte a sul do País, ainda este ano, e a expectativa da empresa é lançar empreendimentos em a 5 novas cidades nos próximos três anos. AlphaVille também estimava disponibilizar em média 700 lotes à venda anualmente. Em seis anos lançou 8.092 unidades, um total 92,5% acima do previsto.


Como estratégia de respaldo ao crescimento, em janeiro de 2001 foram criadas diretorias especializadas. Segundo o diretor de marketing, Marcelo Puntel, essa especialização foi fundamental para que o projeto de cada empreendimento pudesse ser desenvolvido com expertise em várias frentes simultaneamente. A verba para investimento também cresceu: teve incremento de 120% em apenas dois anos.


Com a empresa em expansão e lançamentos em distintos mercados, o departamento de Marketing definiu estratégias particularizadas para cada praça, sempre de acordo com as necessidades locais, que culminaram em eventos destacados, com palestras shows e apresentações diversas. "A análise para definir as estratégias foi feita caso a caso, tendo como base pesquisas e projeções, estudo das concorrências e o feeling dos corretores, que jamais poderia ser desprezado", comenta Puntel.


O foco no conforto, na qualidade de vida, foi uma constante em todas as campanhas. Os clubes arrojados, construídos em cada empreendimento, serviram de paradigma para fixar o novo conceito e a localização foi valorizada como condição sine qua non para o novo modelo. Para além disso, a força da marca AlphaVille, que já havia sido reforçada por merchandising nas novelas Por Amor, de 1997, e Porto dos Milagres, em 2001.


Somadas, as estratégias tornaram a marca AlphaVille recordista em vendas, notadamente pela comercialização de AlphaVille Salvador e AlphaVille Fortaleza. Antes, em 2001, o lançamento do AlphaVille Flamboyant, em Goiânia, contou com a participação da atriz Flávia Alessandra (protagonista em Porto dos Milagres) e, em apenas dois dias, foram vendidos 508 lotes, ou 41,7% do total. De forma inédita, em 2002 foram feitos quatro lançamentos: AlphaVille Salvador (abril) vendeu os 432 lotes residenciais em 48 horas. Corretores treinados já faziam contato com o target cinco meses antes, para prévio cadastramento e essa ação, somada a teasers, elevou a expectativa do mercado para a data.


Para o AlphaVille Fortaleza (maio de 2002), uma campanha teaser também foi colocada em prática - "Parece o Paraíso, mas é sua casa" - e todos os 797 lotes foram vendidos em apenas 82 dias. Em setembro foi a vez do AlphaVille Londrina, cujo mercado concorrido requeria uma estratégia forte de pré-vendas com teasers que enfatizassem o conceito e a filosofia AlphaVille. O empreendimento foi o primeiro a ser lançado com a nova assinatura "Entre em Alpha" e estratégia similar foi utilizada no AlphaVille Maringá, em novembro. No total, 2.023 lotes foram colocados à venda em 2002 - 66 % a mais do que no ano anterior.


Para 2003, foram programados outros quatro lançamentos, em Curitiba (o segundo na praça, lançado há três semanas e já comercializou 60% do total), Goiânia (também o segundo naquela capital, terá lançamento em agosto), Campinas (segundo na praça, com lançamento previsto para outubro), além de AlphaVille Gramado, o primeiro da marca no Rio Grande do Sul, nascerá à frente de AlphaVille Porto Alegre, já programado para 2004. A estratégia segue a mesma linha que possibilitou o salto de 2002: sempre moldada pelas necessidades locais.

GOLAÇO!!!
A campanha criada pela Exclam Norte para a Sercomtel mostra as vantagens de contar com um identificador de chamadas em casa e alia o aparelho a um jeito mais moderno de ser. Em um episódio criativo, o personagem atende ao telefone pensando ter sido o escolhido em uma promoção de uma rádio, a qual, para ser o ganhador, precisaria atender a ligação gritando a palavra Gol! Mas, como não tinha identificador de chamadas, "pagou o mico" porque quem estava do outro lado da linha era a sua mãe. O filme aproveita para divulgar modelos de aparelhos condições especiais de preços. A campanha fica no ar até 30 de junho em TV, rádio, jornal, outdoor, internet e pontos de venda.


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