Mercado em pauta

Processo Seletivo Seriado aumenta chance de ingresso no Ensino Superio

13 out 2006 às 11:00

Em alguns meses, os vestibulandos precisam revisar o conteúdo aprendido nos dois primeiros anos do Ensino Médio e ainda aprender as novas matérias do 3º ano. Na hora do processo seletivo, muitas vezes o aluno está tão nervoso que não consegue responder com precisão às questões, fato que pode tirar as chances dele entrar em uma faculdade.


Com o objetivo de aumentar as possibilidades de o aluno ser aprovado e diminuir a carga de conteúdo, as Faculdades Curitiba criaram em 2005 o Processo Seletivo Seriado (PSS). Assim como o Vestibular tradicional, o PSS tem caráter classificatório e é dividido em três etapas. Cada fase corresponde a uma das séries do Ensino Médio e as questões são elaboradas de acordo com o programa de cada série. Ou seja, os alunos fazem uma prova a cada ano com o conteúdo visto no ano letivo que está completando.



O resultado final é a média aritmética das notas obtidas nas três etapas. "A prova é realizada anualmente, sob nossa coordenação, e avalia o desempenho dos candidatos ao Ensino Superior com base no aproveitamento em cada uma das séries do Ensino Médio", explica a presidente da Comissão de Processo Seletivo das Faculdades Curitiba, Tânia Vianna.



Os alunos de Ensino Médio que estão participando dessa nova modalidade de processo seletivo aprovam o sistema. "A principal vantagem é que o Vestibular é feito três anos, dividindo o conteúdo e tornando a avaliação mais tranqüila. O Vestibular tradicional é mais pesado. Tudo o que foi estudado no Ensino Médio tem que ser lembrado em um único dia. É bem mais difícil", destaca a aluna Ana Paula Pampkowski, que este ano participa da segunda etapa do PSS.



As Faculdades Curitiba destinam 30% das vagas anuais de cada curso (Administração, Comunicação Social – habilitação em Publicidade Propaganda, Direito, Relações Internacionais e Turismo) aos alunos aprovados no PSS. Essas vagas são dividas em 50% entre o primeiro e o segundo semestre letivo. "O Vestibular tradicional continua existindo, sendo o PSS somente mais uma oportunidade de ingresso no Ensino Superior. Quem não for aprovado pelo PSS terá uma segunda chance, no Vestibular tradicional", explica o diretor-geral das Faculdades Curitiba, Ubiratan de Mattos.


Este ano, as inscrições para o Processo Seletivo Seriado, que estão fixadas em R$ 30,00, vão até o próximo dia 22. As provas serão realizadas no dia 28 de outubro. Mais informações no site www.faculdadescuritiba.br ou pelos telefones (41) 3213-8770 e 3213-


Continue lendo