São mais de 3 mil produtos ativos na loja virtual que, agora, é totalmente responsiva
O novo site da Prata Fina (www.pratafina.com.br) está no ar. Visualmente, é mais moderno, refinado, valorizando as fotos dos produtos e as categorias de joias que a marca vende. Porém, as principais mudanças aconteceram nas áreas de performance e desenvolvimento. No primeiro caso, o objetivo foi oferecer a mesma informação mais clara, amigável e ágil, tanto no layout (frontend) como na parte lógica (backend).
"Além de oferecer a informação de um jeito mais rápido, precisamos fazer com que o carregamento de dados pelo usuário fosse muito menor. Estávamos realmente preocupados com a experiência dos usuários de celulares, tentando respeitar ao máximo o pacote de dados e que o consumo deles fosse o menor possível", fala Carla Faria Del Valle, diretora de criação da Polvo. O acesso à loja foi um dos fatores primordiais neste processo de construção do novo site, tendo em vista o crescente número de usuários de internet móvel no Brasil.
A loja virtual da Prata Fina está entre as unidades da rede com maior faturamento. Desde o início do site até hoje passaram pela vitrine da marca mais de 15 mil produtos. O site está entre os mais acessados do país na sua categoria. Para aprimorar ainda mais a página, a equipe da Polvo buscou utilizar as tecnologias mais assertivas para o e-commerce e o seu desempenho.
Na parte lógica e servidor utilizam PHP com ajuda de Lumen, um microframework de Laravel. Na parte visual, com o que o usuário interage: HTML5, CSS3 (com diferentes compiladores), JavaScript com ajuda de VUE.JS e outros componentes e ferramentas, como GULP e Webpack. As mudanças, além de melhorar a performance, tinham por objetivo incrementar os resultados. E isto, segunda Carla, ficou evidente já no primeiro dia do novo site no ar. "Aumentou o número de visitantes, a indexação do nosso conteúdo nos diferentes buscadores, a velocidade de navegação melhorou mais de 60% baseado nos resultados de frontend e também na performance de backend. Mas, sem dúvida, o grande avanço foi a melhora da performance no banco de dados: em alguns pontos conseguimos aprimorar em mais de 1.000% na velocidade das consultas realizadas", explica Carla.
A Polvo é uma agência full-service da Prata Fina, com soluções em design, propaganda, produção de conteúdo, mídia de performance, desenvolvimento de softwares, sistemas e aplicativos.
Sobre a Polvo – agência full service, a Polvo é dividida em três unidades de negócios que atuam nas áreas de comunicação, tecnologia e mídia de performance. A Polvo Comunicação é direcionada para a produção de campanhas on e off-line. A Polvo Labs é o braço de desenvolvimento web, com soluções personalizadas. Atua com diversas linguagens de programação e criação de aplicativos. A Polvo Performance trabalha com marketing de performance (Ads, SEO, e-commerce, social ads, remarketing, entre outros).