Mercado em pauta

PolloShop comemora o sétimo aniversário

10 jul 2002 às 11:43

Criado para ser um shopping de desconto, ao invés de começar a ser alfabetizado aos sete anos, hoje a marca dá aulas de sucesso quando se fala em concepção de vendas com desconto e marketing inovador.

“No início muitos apostavam que a concepção de shopping de desconto não iria dar certo em Curitiba. Mas hoje todos admitem que é um sucesso”, conta o presidente do grupo, Ivo Orlando Petris. O conceito de shopping de desconto foi trazido dos Estados Unidos e a desconfiança de sucesso se dava pelo alto grau de exigência do público curitibano.


“Como fomos os idealizadores do Pollo das Malhas, percebemos que o público da classe A freqüentava o local por causa dos preços e qualidade, apesar de não ser um shopping criado para atender esse público. Percebemos, então, um nicho de mercado que poderíamos explorar”, disse.


O próximo passo foi escolher um local de fácil acesso e grau de concentração do público alvo. O PolloShop escolheu um antigo depósito de café, que tinha se transformado em armazéns de diversas empresas com ar abandonado do Alto da XV. As transformações chamaram atenção. O espaço inicial de 3 mil m2 ganhou paisagismo, iluminação interna planejada e conceito de design de interior comercial inovador e até então desconhecido do público brasileiro.


O resultado não podia ter sido melhor. O público de toda a cidade adotou o PolloShop, por conseguir reunir qualidade, tendência, grande variedade de mix e preço num mesmo lugar. Estava inaugurado o primeiro shopping de descontos da cidade, que logo passou a ter 10 mil m2 e 240 lojas. Atualmente 87,6% do público do shopping é formado por consumidoras das classes A e B.


Entre as inovações trazidas pelo grupo PolloShop estão o aumento da luminosidade interna, que pesquisas americanas comprovam que aumentam a potencialidade de vendas dos produtos. E a utilização de várias portas externas, oferecendo interação com o exterior ao consumidor. Além disso, foi o primeiro shopping a oferecer palestras de marketing; orientação de estratégias de comercialização; cursos de vendas; palestras motivacionais; implantação do comprador fantasma e apoio de comunicação para lojistas e vendedores. “Sempre trouxemos inovações e novos conceitos ao mercado, que depois foram comprovadas e copiadas por outros empreendimentos”, admite Petris, presidente do grupo.


Os PolloShop tem uma freqüência média de 500 mil pessoas/mês com intenção de compra, e um faturamento bruto médio de US$ 700 por m2/mês. Os empreendimentos do grupo geram 1,5 mil empregos diretos. São 400 lojas nos dois shoppings – Alto da XV, Champagnat -, além de um site de vendas pela internet.


Marketing

Outra marca do grupo são as campanhas publicitárias inovadoras do PolloShop. A empresa tem como estratégia respeitar os valores morais, trabalhando com o suspense e a emoção do consumidor. Quem não se lembra dos outdoors só com frases de declarações apaixonadas ou dos beijos espalhados pela cidade? A revelação da marca não é mais segredo, mas acaba sendo esperada pelo público toda vez que vê um outdoor diferenciado na cidade. E mais uma vez a fórmula fez sucesso. Nos últimos três anos o grupo PolloShop é a empresa paranaense que mais prêmios de marketing ganhou por ano.


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