Mercado em pauta

Plano.Trio mostra o comportamento do consumidor nas farmácias

20 fev 2006 às 11:00

A Plano.Trio Comunicação realizou, em parceria com a SSK – Análises Mercadológicas -, uma pesquisa para traçar o comportamento do consumidor e entender o ambiente de compras no canal farmácias. A pesquisa foi realizada na cidade de São Paulo, em lojas das 40 principais redes de farmácias da capital. Os dados serão usados pela área de Inteligência de Mercado da Plano.Trio, que visa trazer novos subsídios, influenciar as ações da empresa e estratégias de seus clientes, proporcionando resultados mais precisos e ainda mais positivos nas ações realizadas.

A pesquisa revela que 60% dos freqüentadores pedem ajuda do farmacêutico na hora de decidir o remédio que vai comprar. "Entendimentos como este são fundamentais no desenho de ações promocionais e de incentivos no ponto-de-venda", afirma Sérgio Simonetti, diretor de Inteligência de Mercado da Plano.Trio.


Para os que adquirem remédios com receitas, ao sair do médico, 78,5% fazem uma pesquisa de preços antes de comprar, 12,5% compram na primeira farmácia que aparecer no caminho e 9% adquirem os medicamentos somente na farmácia que já é cliente.


Um dos pontos mais interessantes dessa pesquisa foi a confirmação de que o consumidor desse canal compra na primeira farmácia que aparecer à sua frente, segundo afirmam 50,5% dos pesquisados. Mais de 1/3 deles estava comprando pela primeira vez naquela loja em que foi abordado pelos pesquisadores. "Estamos buscando formas e tecnologias mais eficientes para comunicar dentro dessas lojas, contando com o fato de que esse cliente pode nunca mais voltar a esse ponto-de-venda e que ele vai ter poucos minutos de permanência para impactarmos com as marcas e produtos de nossos clientes", revela Simonetti.


Perfil da Plano.Trio

A Plano Trio.Comunicação é o primeiro grupo brasileiro a oferecer todo o ciclo de comunicação integrada no ponto-de-venda, incluindo design, merchandising, produção, logística de distribuição, gerenciamento de equipes de merchandising, organização de eventos e marketing promocional. A empresa teve um faturamento de R$ 39,4 milhões em 2005 e prevê um faturamento total de R$ 60 milhões neste ano. A Plano.Trio Comunicação tem estrutura nacional, com sedes em São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, Campinas, Salvador, Rio de Janeiro, Goiânia e Ribeirão Preto.


Continue lendo