Gestão do conhecimento, geoprocessamento, pesquisas qualitativas serviqual, relatórios gerenciais e gerenciamento de categorias. Estas são as cinco ferramentas que a Plano.Trio Comunicação vai empregar junto a seus clientes para o projeto de Inteligência de Mercado, com implementação inédita no Brasil.
O processo de inteligência visa influenciar as ações da Plano.Trio e as estratégias de seus clientes, aproveitando-se da base de dados gerada diariamente pelas equipes de promoções e merchandising da empresa que, cruzadas com as informações de mercado, vai proporcionar resultados mais precisos e ainda mais positivos para seus clientes.
Na área de gestão do conhecimento, o comitê de inteligência, que se reúne periodicamente, tem a função de se manter a par das oportunidades de mercado e das melhores soluções para o cliente, com um banco de melhores práticas e compartilhamento de ferramentas de comunicação. O objetivo é garantir o aprendizado contínuo, buscando novas oportunidades de negócios para os clientes e trazendo soluções inovadoras.
O geoprocessamento dos serviços será aplicado aos pontos-de-venda de diferentes segmentos de mercado, para os clientes da Plano.Trio. Com a ajuda dessa ferramenta, as empresas vão saber como está seu market share e share of space nos pdv’s, qual é a roteirização mais efetiva, positivação e vida útil de materiais de POP e que decisões devem ser tomadas em cada praça para aumentar o potencial de venda. Serão gerados mapas on line dos locais onde os clientes tenham equipes de promoções e merchandising operando. As informações serão obtidas por meio do cruzamento entre o banco de dados da Plano.Trio e o sistema de mapas digitais que a agência estruturou.
As pesquisas serviqual vão proporcionar uma análise qualitativa dos serviços prestados nos pontos-de-vendas. Por meio de formulários de pesquisa aplicados pelos gestores da conta, os padrões do mercado e as expectativas do cliente serão referenciados. A idéia é garantir a qualidade do trabalho (com o suporte de uma metodologia apropriada), permitir uma melhora contínua e a definição de ações de ajustes.
Os novos modelos de relatórios gerenciais vão permitir análises e decisões rápidas, com reports customizados e um maior entendimento dos KPIs dos clientes. Por fim, o gerenciamento de categoria vai dar apoio à gestão das ações no pdv para busca dos melhores resultados de vendas. Com essa ferramenta pode-se desenvolver um plano estratégico e tático para cada categoria ou produto, agindo-se sobre os 6 Ps do pdv. O objetivo é dar um suporte conceitual para as ações de ponto-de-venda, promovendo uma integração ainda maior entre a Plano.Trio, o cliente e o pdv, gerando, assim, mais negócios para todos.
Para Sergio Simonetti, diretor de novos negócios e inteligência da Plano.Trio, o uso de inteligência de mercado ajuda as empresas a terem uma leitura mais precisa do mercado e do campo, além de respostas mais rápidas em seus negócios. "É uma revolução para o desenvolvimento do trabalho em várias áreas, principalmente para os setores ligados à comunicação e ao marketing, que mais do que nunca devem estar focados na busca de resultados tangíveis e imediatos para seus clientes", finaliza.
Perfil da Plano.Trio
A Plano Trio.Comunicação é o primeiro grupo brasileiro a oferecer todo o ciclo da comunicação direta em uma só empresa, incluindo design, merchandising, produção, logística de distribuição, gerenciamento de equipes de merchandising, organização de eventos e marketing promocional. A empresa teve um faturamento de R$ 26 milhões em 2004 e prevê um faturamento total de R$ 34 milhões neste ano. A Plano.Trio Comunicação tem estrutura nacional, com sedes em São Paulo, Curitiba, Porto Alegre e Fortaleza.