Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Perda auditiva pode levar idosos à depressão

08 nov 2010 às 14:30

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Médica do Frischmann Aisengart/Dasa fala sobre como prevenir a limitação auditiva
De acordo com o IBGE, cerca de 20 milhões de brasileiros têm idade superior a 65 anos e, com o aumento da expectativa de vida, a tendência é que este número aumente cada vez mais. Cerca de 10% dos idosos têm perda auditiva progressiva, que geralmente não leva à surdez completa. Quando essas alterações são contornadas, os idosos ficam menos sujeitos às adversidades da idade, como quedas e outros acidentes, além de serem mais independentes e terem menor isolamento social e depressão.
"As modificações físicas próprias da idade fazem com que a pessoa idosa se sinta limitada, com menos vitalidade para executar as atividades diárias. Quando a audição é afetada o idoso passa a ter dificuldades na comunicação com os seus familiares e amigos, prejudicando o seu convívio e isolando-o dos demais", esclarece a médica do Frischmann Aisengart/Dasa, Dra. Rosita Fontes (CRM. 5233846-4).
A diminuição da audição pode acontecer de diversas formas como, por exemplo, o processo de otosclerose, causa mais frequente, que ocorre nos ossos localizados na parte lateral do crânio na qual estão os ouvidos, fazendo com que as ondas sonoras sejam transmitidas com menos intensidade até o interior do ouvido. O acúmulo de cera também pode afetar a audição e pode ser tratada com a limpeza do canal auditivo, não com cotonetes, mas com um processo de limpeza que é feito pelo médico. As infecções dos ouvidos, os tumores e a sequela de derrames cerebrais também podem contribuir para a surdez ou limitação auditiva.
Alguns sintomas podem ocorrer em idosos, como zumbidos e sons que se assemelham ao de campainhas. Estes podem acompanhar ou não a diminuição da audição. A vertigem, principalmente rotatória (que causa tontura no idoso), às vezes acompanhada de náuseas e vômitos pode estar presente, podendo ser secundária a alterações do labirinto e da coluna e precipitada por alimentos ricos em carboidratos (açúcares), gorduras e bebidas alcoólicas, entre outras.
"As consultas rotineiras ao médico são muito importantes, pois podem ajudar o idoso a prevenir as limitações auditivas, além de detectar alterações e doenças já existentes precocemente, a fim de minimizá-las com medicamentos a serem indicados sempre que necessário", acrescenta a médica.

Sobre o Frischmann Aisengart Medicina Diagnóstica
O Frischmann Aisengart tem 65 anos e é considerado uma referência para o segmento de medicina diagnóstica na região. Com forte presença nas áreas hospitalar e ambulatorial é o líder de mercado na capital e Região Metropolitana. Possui mais de 600 colaboradores e 35 unidades. São mais de três mil tipos de exames de análises clínicas que contemplam serviços e soluções diferenciados com qualidade, rapidez e alto padrão de atendimento, como a coleta domiciliar e vacinas. O Frischmann Aisengart integra a DASA, maior empresa de medicina diagnóstica e de saúde preventiva na América Latina e quarta maior no mundo. Para mais informações: www.labfa.com.br .

Cadastre-se em nossa newsletter

Sobre a DASA
A DASA é a maior empresa de medicina diagnóstica na América Latina em termos de receita bruta e população e a quarta maior rede no mundo. Com mais de 11,5 mil colaboradores, atende aproximadamente 55 mil pacientes por dia em 322 unidades. Processa em média 10 milhões de exames por mês. Oferece mais de três mil tipos de exames de análises clínicas e diagnóstico por imagem. Atualmente, o grupo é formado por 18 marcas em 12 estados brasileiros e no Distrito Federal – Delboni Auriemo e Lavoisier (SP), Bronstein, Lâmina e MedImagem (RJ); Club DA (RJ e SP); Pasteur e Exame (DF), MedLabor (TO), Frischmann Aisengart e Álvaro (PR), CientíficaLab (ES, MG, RJ e SP), Image Memorial (BA), Lâmina (SC), Atalaia (GO), Cedic e Cedilab (MT) e LabPasteur e Unimagem (CE).
*Informações atualizadas de acordo com os resultados do 2T10.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo