Mercado em pauta

Pastre calcula possibilidade de reduzir emissões de dióxido de carbono

06 jul 2007 às 11:00

Os Semi-Reboques feitos pela fabricante de implementos rodoviários Pastre (Quatro Barras – PR) deslocam-se mais de 900 quilômetros por o dia. Isso soma 28.000 quilômetros por mês. "Se calcularmos que 25 Semi-Reboques podem conservar 250.000 litros de diesel, com a utilização do aço mais leve na fabricação dos nossos produtos, podemos reduzir as emissões do dióxido de carbono em 650 toneladas ao ano", avisa o gerente industrial da empresa, Lauro Pastre Junior.

Sabendo que o transporte contribui com parcelas significativas nas emissões globais de agentes poluidores do ar, a Pastre mostra que é completamente fácil conseguir melhorias ambientais na indústria do transporte usando aço mais leve. "A Pastre é pioneira no uso do aço DOMEX®, fornecido pela siderúrgica sueca SSAB. Este aço foi desenvolvido primeiramente para uso nos produtos onde a resistência e o peso baixo eram essenciais, mas o interesse na utilização está aumentando rapidamente conforme cresce o debate sobre questões ambientais", afirma Pastre.

Perfil da Pastre
A Pastre atua no ramo de implementos rodoviários desde 1974, trabalha na industrialização de terceiros eixos, caçambas, carrocerias, plataformas, reboques, semi-reboques, bitrens, dentre outros. A indústria tem 92.000m² de área aproximada, sendo 12.000m² de área construída, com capacidade de fabricação de 250 unidades/mês. A sede fica em Quatro Barras, no Paraná.


Continue lendo