Mercado em pauta

Parque Jockey Shopping será modelo na questão ambiental

14 jun 2003 às 17:48

Uma rígida filosofia de proteção ambiental vai nortear a construção e a operação do Parque Jockey Shopping - maior e mais completo shopping center do Sul do Brasil, que será construído junto ao hipódromo do Tarumã, em Curitiba. Este será mais um grande diferencial que a Sonae Imobiliária, responsável pela obra, agregará ao projeto que já traz inovações como o shopping horizontal setorizado, com alta tecnologia de automação e supervisão predial.

Esta semana o empreendimento recebeu a licença ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Mas, além de estar em acordo com as exigências legais, o Parque Jockey Shopping seguirá a política mundial da Sonae Imobiliária, que atua de forma ecologicamente responsável, melhorando progressivamente o desempenho de suas empresas, através de metas, com ênfase na valorização dos recursos naturais locais.


Assim como acontece em diversos outros empreendimentos da empresa, os gestores do Parque Jockey Shopping serão responsáveis por adequar seus processos quando a lei vigente for omissa ou inexistente. Esta adequação poderá ser verificada, por exemplo, na redução de emissões de gases no meio ambiente, na utilização racional da energia elétrica (tanto a iluminação, quanto o sistema de ar condicionado do shopping foram desenvolvidos de forma a economizar energia elétrica), no tratamento de água, além da promoção de agentes e colaboradores envolvidos em projetos de preservação ambiental.


Parte desta política já será executada no período de construção do shopping. O projeto prevê o plantio de 10 mil mudas de árvores nativas no local, recriando uma extensão do Bosque Portugal. As árvores ocuparão toda a margem do terreno de 205 mil metros quadrados e a idéia é que a área se transforme numa nova alternativa para a prática de esportes e lazer para as comunidades vizinhas ao empreendimento.


Outros seis grandes centros comerciais da Sonae Imobilária/Enplanta em operação no Brasil seguem esta mesma política de proteção ambiental. As propostas são reconhecidas mundialmente pela eficiência nas regiões de atuação da Sonae Imobiliária em Portugal, Espanha, Grécia, Alemanha, Áustria e Itália.


O início das obras do Parque Jockey Shopping deve acontecer em segundo semestre e o prazo para conclusão dos trabalhos é de 15 meses.


Para instalação do Parque Jockey Shopping, a Sonae Imobiliária investirá cerca de R$ 140 milhões e a expectativa é atingir um público de 3,7 milhões de pessoas da Região Metropolitana de Curitiba, Sul do Paraná e Norte de Santa Catarina e vai gerar quatro mil empregos.


DANDO NOME AOS BOIS

O escritório curitibano Popp & Nalin Advogados Associados vence ação indenizatória sem precedentes no Brasil, que consagra o Direito autoral artístico na justiça nacional. Representando o ilustrador local Rones Tadeu Dumke contra a Companhia das Letras e o escritor Valêncio Xavier - pelo uso indevido de gravura produzida pelo artista inserida na coletânea O Mez da Grippe e Outros Livros - o escritório obteve vitória que acarreta em duas determinações: editora e escritor arcam com as despesas referentes à publicação de errata em jornal de grande circulação em Curitiba e em São Paulo e ainda pagam um quantum indenizatório de aproximadamente R$ 12 mil.


Continue lendo