Mercado em pauta

O charme e a tecnologia do drywall

20 ago 2009 às 12:48

O sistema de paredes, forros e revestimentos em gesso acartonado que substitui as vedações internas tradicionais, como as paredes de alvenaria, vem conquistando o mercado brasileiro, principalmente o curitibano, nos últimos anos. "O método, bastante utilizado em áreas comerciais, vem crescendo e muito em obras residenciais", conta Rodrigo Ramalho, sócio-proprietário da Adamus Drywall, de Curitiba. O motivo, segundo ele, é o aperfeiçoamento do material, inclusive a melhora em relação à acústica, e a especialização da mão de obra do setor.

Conhecido popularmente como drywall, o método esbanja charme, tecnologia e possui inúmeros benefícios, como a redução de espaço, tempo, custo da obra e a aceitação de qualquer tipo de acabamento. Estados Unidos, Europa e Japão já utilizam o sistema há mais de um século anos, enquanto no Brasil ele vem ganhando espaço nos últimos anos.


"No início tínhamos algumas deficiências em relação à acústica do material, mas com o tempo aperfeiçoamos essa questão", explica. Atualmente, mesmo tendo menor espessura e sendo mais leve, a proteção sonora desse sistema é no mínimo igual, se compararmos a uma parede de alvenaria. "E o interessante é que hoje existe a possibilidade de melhorar a vedação acústica com lã de vidro, dependendo da necessidade de cada interior", acrescenta.


Exemplo disso foi uma obra realizada em Curitiba na casa de uma DJ. "Ela solicitou ao arquiteto, que nos contatou, que fizesse um estúdio onde ela pudesse trabalhar tranquila, sem a reclamação dos vizinhos". O trabalho foi feito com a utilização de uma lã de vidro e isso vedou completamente a acústica do local.


"Além disso, todo e qualquer tipo de objeto, como pregos e principalmente os de instalações elétricas e hidráulicas, podem ser fixado no drywall", exemplifica Ramalho. Outro detalhe é a vantagem da superfície ser lisa. "Na hora dos acabamentos, a pintura, por exemplo, pode ser feita diretamente na estrutura desejada", esclarece.


Sugestão de imagens: Projeto das arquitetas Michele Krauspenhar e Samara Barbosa, de nicho em drywall, em aparamento de Curitiba


Crédito: Alessandra Okazaki


Serviço:


Adamus Drywall


Rua Dr. João Tobias Pinto Rebelo, 193


Rápida do Portão – Curitiba


Telefone: (41) 3329-8588

www.adamus.com.br


Continue lendo