Um deles é a declaração de localização de imóveis, da Secretaria de Urbanismo e o outro é a emissão de guias de recolhimento do meio ambiente, da Secretaria do Meio Ambiente. Os dois serviços, desenvolvidos pelo ICI (Instituto Curitiba de Informática), trazem mais facilidade para o cidadão que antes precisava se deslocar até a prefeitura para ter acesso a eles. Para acessar os serviços, basta entrar no site: www.curitiba.pr.gov.br e acessar mais serviços/serviços on-line.
A declaração de localização de imóveis é uma comprovação de endereço. A partir da indicação fiscal, o sistema informa exatamente a numeração oficial do imóvel e sua localização exata com as informações de referências laterais. "Este documento é exigido por cartórios que não aceitam outro documento como conta de água, luz ou telefone como comprovante oficial de endereço", explica Leonardo Afonso Brusamolin, diretor do cadastro técnico da Secretaria de Urbanismo. "Graças ao serviço que o ICI desenvolveu para nós ainda no primeiro semestre, esta declaração já vinha saindo na hora que o requerente solicitava no balcão da prefeitura. Agora, com o serviço disponibilizado via web, ficou ainda mais fácil porque o cidadão não precisa mais se deslocar até a prefeitura", explica Brusamolin. Ele lembra que antes da informatização, quem precisava da declaração tinha que ir até a prefeitura, fazer a solicitação e aguardar alguns dias para retirar o documento.
O outro serviço, a guia de recolhimento de meio ambiente, é usada para o recolhimento de taxas cobradas em caso de medidas que gerem algum impacto no meio ambiente, como corte ou poda de árvores ou na destinação do imóvel para alguma finalidade que gere barulho, como a instalação de um bar, por exemplo. Nestes casos, o cidadão faz uma solicitação à prefeitura e para recolher a taxa correspondente pode emitir a guia de recolhimento diretamente via internet.
Quem não tem computador em casa pode disponibilizar destes serviços nos Faróis do Saber ou Ruas da Cidadania, onde há computadores que podem ser usados de forma gratuita por toda a população. Se o usuário também não sabe ainda lidar com o computador, pode solicitar o serviço diretamente aos atendentes das Ruas da Cidadania.
A Prefeitura de Curitiba já disponibiliza mais de 20 serviços via internet, como guia amarela, consulta comercial, alvará comercial, parcelamento de dívida ativa, parcelamento de ISS, IPTU, ITBI, certidão negativa de imóveis, potencial construtivo, concursos públicos, itinerários e horário de ônibus, entre outros.