Mercado em pauta

Novos itens da Cockburn’s chegam ao mercado

12 dez 2002 às 10:59

Já estão no mercado brasileiro três novos vinhos do Porto da tradicional adega portuguesa Cockburn’s, entre eles o Anno LBV 1996, o Tawny 20 anos e Fine White. A Allied Domecq Brasil já conta, desde o ano passado, com o Cockburn’s Special Reserve, considerado um “super ruby”, produzido nas encostas íngremes e acidentadas da região do Douro Superior.

 A meta da Allied Domecq é chegar a 2004 com, pelo menos, 12 marcas de prestígio em seu catálogo de vinhos e alcançar uma participação neste segmento do mercado nacional de cerca de 5%. Para isso, a empresa tem buscado novas aquisições que levem a tal crescimento. No Brasil, a companhia já vende marcas de diversas regiões produtoras, como Marques de Arienzo e La Ina (Espanha), Balbi e Santa Silvia (Argentina), Calvet e Mumm (França), Tuella (Portugal) e Callaway Coastal (EUA).


OS LANÇAMENTOS


Produzidoa partir de uma única safra, o vinho do Porto tinto Anno LBV 1996 é envelhecido em grandes tonéis de madeira por quatro a seis anos e apresenta uma bela cor rubi profunda e grande complexidade de aromas. No paladar, o Anno LBV 1996 mostra-se intenso e persistente, porém,com textura sedosa e delicada, acompanhando bem queijos azuis, como o Stilton e o Roquefort e sobremesas à base de chocolate.


Também tinto e envelhecido em barris de carvalho por um período médio de 20 anos, o Cockburn's Tawny 20 anosapresenta, em função do extenso contato com a madeira, uma coloração dourada, sendo, por isso,chamado de "Tawny" (que quer dizer aloirado). Deve ser servido levemente resfriado, com queijos ou sobremesas.  A evista Vinhos de Portugal, a mais importante revista especializada daquele país, concedeu ao Cockburn's Tawny 20 anos o título de melhor Tawny em 2001.


OCockburn's Fine White é o único Porto branco entre os lançamentos da Allied Domecq. Elaborado a partir dos melhores lotes de uvas brancas do Douro e de médio teor de açúcar, o Cockburn's Fine White é um refrescante aperitivo, quando servido gelado ou quando utilizado como ingrediente do drinque "Portonic", composto por uma parte do Porto, uma parte de água tônica, uma rodela de limão e gelo.


COCKBURN'S
A Cockburn's, fundada em 1815, em Portugal, é a marca de vinhos do Porto premium mais conhecida e consumida no mundo. Além de deter 35% do mercado britânico e ser líder absoluta no Reino Unido, é a maior proprietária de terras no Douro Superior, prestigiada área de cultivo da região do Douro, onde as uvas utilizadas para a elaboração de vinho do Porto são cultivadas. Com essa abundante fonte de matéria-prima (cinco quintas no total), a Cockburn's obtém uvas de grande qualidade e ótimo grau de maturação para seus blends, seguindo as limitações de baixo rendimento por hectare exigidas para se conseguir um produto de altíssimo padrão de qualidade, característica pela qual é mundialmente reconhecida.


 UM POUCO SOBRE A ALLIED DOMECQ


A Allied Domecq Brasil foi criada em 1995 a partir da união das companhias Hiram Walker e Pedro Domecq, e ocupa a segunda posição no mercado internacional de bebidas finas. A companhia encerrou o ano fiscal 2001/2002 com um faturamento de R$ 135 milhões no país, 26% superior ao desempenho do exercício anterior. Anualmente, a Allied Domecq comercializa cerca de 950 mil caixas (9 litros) de bebidas no Brasil.

 Além dos vinhos, a Allied Domecq comercializa no Brasil marcas importantes como os uísques Ballantine’s e Teacher’s, a tequila Sauza, o licor Frangelico e o brandy Domecq, e é responsável pela distribuição e ações de marketing da holandesa Bols, de licores, no país.


Continue lendo