Mercado em pauta

Novos Investimentos na Lupatech

05 out 2003 às 10:59

O braço de participações do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDESPar – e a GP Investimentos, por meio do GP Tecnologia, fundo de investimentos em empresas emergentes, anunciaram no dia 26/09, investimento na Lupatech S.A., companhia especializada no desenvolvimento de peças industriais de alto agregado tecnológico e de válvulas industriais, voltadas especialmente para os segmentos de petróleo e gás.
O interesse da BNDESPar e da GP Investimentos – maior gestora de fundos de private equity do País – na gaúcha Lupatech deriva do fato de a empresa atuar em nichos de mercado sólidos e de grande potencial de crescimento. A BNDESPar e o GP Tecnologia terão participação significativa no capital da Lupatech, embora minoritária. "A presença do BNDES e do GP Tecnologia no conselho de administração trará ainda mais credibilidade e confiança do mercado para a Lupatech", afirma Nestor Perini, presidente da companhia.O volume de recursos aportados pelos dois novos sócios será destinado à expansão das unidades da Lupatech, como é o caso da Microinox, uma das divisões da empresa, que duplicou sua capacidade de produção nos últimos meses. O capital também será direcionado para novos investimentos de cunho estratégico. O processo de capitalização prevê ainda abertura de capital da empresa em três anos.

LUPATECH S.A.Sediada em Caxias do Sul (RS), tendo iniciado suas atividades em 1980, a Lupatech produz peças industriais complexas, pelo processo de fundição de precisão e injeção de aço e cerâmica, válvulas e equipamentos para automação, movimentação e controle de fluidos, principalmente para os setores de petróleo e gás. A empresa é formada hoje por três divisões, uma empresa controlada e ainda uma joint venture. As divisões se agrupam na Área Metal - Divisões Microinox e Steelinject - e na Área Flow, composta pela Divisão Valmicro, pela Metalúrgica Nova Americana - MNA, localizada em Americana (SP) – e pela joint venture Lupatech North America, localizada em Massachusetts (EUA).A Divisão Microinox é especializada na fabricação e fornecimento de peças pelo processo de fundição de precisão dentro de níveis internacionais de qualidade. A Steelinject é responsável pelo processo de fabricação de peças de alta precisão e complexidade, através da injeção de pós metálicos e cerâmicos.
A Valmicro produz e comercializa válvulas em aço carbono, aço inoxidável e aços especiais. A MNA tem uma linha abrangente de fabricação de válvulas, compreendendo produtos utilizados em plataformas marítimas para extração de petróleo, refinarias, distribuidoras e em plantas químicas e petroquímicas, onde a operação exige total confiabilidade operacional, segurança e cuidados com o meio ambiente.


BNDESPar
BNDES Participações S/A – BNDESPar – com quem a Lupatech passa a contar como sócia – tem como função básica aportar recursos não exigíveis, sob forma de participação societária em empresas cujos projetos de investimento sejam considerados prioritários. A participação da BNDESPar em operação de subscrição de valores mobiliários pode ser direta, em emissões privadas, ou indireta, pela emissão de títulos públicos, ou ainda na forma de garantia de subscrição de debêntures. BNDESPar tem por filosofia alienar sua participação acionária na empresa, uma vez alcançada a maturidade do projeto, através da colocação pulverizada de suas ações no mercado secundário de títulos, democratizando o controle do capital e fortalecendo o mercado de capitais, por meio de block-trades na bolsa de valores.

GP INVESTIMENTOS
A GP Investimentos é uma companhia com foco na gestão de recursos de terceiros especializada na administração de produtos da categoria alternative assets de longo e curto prazo. Seus principais produtos são fundos de Private Equity, fundos derivativos e fundos com lastro imobiliário. Criada em 1993, a companhia administra portfólio de R$ 3,7 bilhões e tem como missão ser a melhor administradora de fundos de alternative assets na América Latina, buscando rentabilidade diferenciada para seus clientes, com equipe e processos comparáveis àqueles dos melhores gestores norte-americanos e europeus. Desde seu nascimento, o braço de Private Equity da GP Investimentos já viabilizou a entrada no País de R$ 3 bilhões investidos nas áreas de telecomunicações, varejo, TV a cabo, comércio eletrônico, entretenimento, imóveis, transporte e logística, internet e tecnologia. Em 2003 a GP Investimentos associou-se a um grupo de profissionais com ampla experiência no setor imobiliário, constituindo a GP Investimentos Imobiliários, para administrar fundos especializados neste setor.


Continue lendo