Mercado em pauta

Nova revista de economia & negócios

16 dez 2003 às 10:59

O projeto nasce sob a liderança de Sérgio S.Thompson-Flores e Roberto Bahiense de Castro, com a assinatura na área editorial de José Paulo Kupfer e Cristiane Barbieri. Tem o
projeto gráfico assinado pelo talentoso artista plástico Carlito Carvalhosa e comando comercial de Cristina Toledo.
"Foco chega para preencher uma lacuna no mercado editorial brasileiro,tratando de forma integrada a análise do ambiente econômico e seu impacto sobre o mundo empresarial. É uma revista para o qual a imagem do retrovisor e dos próximos dias é apenas uma referência. O olhar tem que ser voltado para o horizonte, para as perspectivas do país, dos setores e das empresas", explica o presidente da publicação, Sérgio Thompson-Flores. Dentro dessa proposta, as matérias da Foco buscarão traçar as perspectivas de longo prazo dos assuntos do aqui e agora. No lugar dos tradicionais "cases" de sucesso corporativo de forma isolada,por exemplo, a redação se propõe a identificar movimentos e tendências de mercado no médio e longo prazos, perspectivas dos marcos regulatórios, dos limites financeiros, dentre outros.A revista se compromete a exercitar com editorias permanentes novos ângulos de discussão, como, por exemplo, a questão do desenvolvimento sustentável, responsabilidade social, proteção ao meio ambiente e governança corporativa. E para assegurar uma leitura rica de interesse para o mercado nacional, as análises da economia mundial serão feitas por grandes jornalistas e economistas brasileiros sediados no exterior. Com 74 páginas - 48 na versão zero - a revista terá tiragem inicial de 25 mil exemplares, dos quais 15 mil de circulação mínima garantida para assinantes por seis meses, entre eles membros da diretoria, presidência, conselhos de administração e acionistas das mil maiores empresas do País, ocupantes do primeiro e segundo escalão da administração pública federal,estadual e municipal, representantes de universidades e de organizações não-governamentais. "Nasce, portanto, com a maior penetração no público formador de opinião e tomador de decisão no mundo empresarial e político", destaca Thompson-Flores. "Este publico sente a necessidade de uma publicação que vá além do fato, agregando análise e contexto, mas sem perder o pulso do momento", sintetiza.A revista contará, ainda com ilustre galeria de articulistas da revista, com jornalistas e economistas de peso.
Foco Economia & Negócios é a primeira publicação da recém-criada Editora Contraplano. O objetivo da editora é explorar o nicho de publicações que apresentam argumentos e reflexões sobre a realidade brasileira e o mundo empresarial.
Quem é quem na direção da revista
-Sergio Schiller Thompson-Flores é o presidente da revista. Ex-diplomata e sócio da empresa de investimento e assessoria financeira WorldInvest, ocupou, na mídia, os cargos de presidente da revista Forbes Brasil e da Gazeta Mercantil e a vice-presidência do Jornal do Brasil. Em todas as publicações por que passou, capitaneou importantes reestruturações e significativos aumentos do espaço publicitário e desenvolvimento de produtos.
-Roberto Bahiense é o Vice-Presidente Executivo. Dirigiu importantes agências de publicidade do país, tendo sido presidente da ABP -Associação Brasileira de Propaganda. Foi diretor de marketing, circulação e desenvolvimento de produtos da Gazeta Mercantil e diretor comercial do Jornal do Brasil.
-José Paulo Kupferé diretor editorial da revista. Ex-diretor
editorial de Forbes Brasil e com passagens de destaque por outros
importantes veículos da mídia brasileira como os jornais Gazeta
Mercantil, O Estado de S. Paulo e Zero Hora e as revistas Exame, Veja e Isto É.
-Cristiane Barbieri é a Diretora de Redação, tendo exercido com grande competência a mesma função na Forbes Brasil. Fez parte da equipe de jornalistas que implantou o jornal Valor Econômico e Isto É Dinheiro. Foi repórter de O Globo e Veja.
-Cristina Toledo é a Diretora Comercial. Publicitária, comandou, com sucesso, a área comercial de Viver Bem, Reformar e Construir, Gula e Casa Cor. Lançou e foi diretora comercial da Forbes Brasil.Para enriquecer o debate sobre conteúdo e zelar pela ética e independência editorial a revista terá Conselho Editorial, que, como seu quadro de colaboradores permanentes e eventuais, pluralista,representando as mais diversas tendências do pensamento. Dentre seus membros permanentes contaremos, dentre outros, com:-o jornalista Rosental Calmon Alves, catedrático do curso de jornalismo da Universidade do Texas, Austin; -o economista Davi Simon Silber, ex-Presidente da FIPE, professor da FEA-USP; -o sindicalista e deputado Vicente Paulo da Silva, Vicentinho; A representação publicitária na região sul do país, será da SEC Soluções em Comercialização, (41) 3019-3717 Curitiba - PR.

PRÊMIO EM DOSE DUPLA
A Exclam Norte conquistou dois prêmios na XIII Mostra ABMR (Associação Brasileira de Marketing Rural), o evento máximo da comunicação do Agronegócio no Brasil, realizado no início de dezembro em São Paulo. As duas peças premiadas foram trabalhos criados para a Syngenta e são os primeiros prêmios recebidos pela empresa desde a sua origem, a partir da fusão da Novartis e Zeneca. A medalha de ouro foi na Categoria Eventos, com o projeto CNT e a de prata na Categoria Promoção de Vendas, com o projeto Mais Maiz Top. O Gerente de Marketing Services da Syngenta, Antonio Carlos Costa, ainda levou o prêmio de profissional de marketing do ano.


SHOPPING ESTAÇÃO GANHA NOVA EQUIPE COMERCIAL
O Shopping Estação fecha 2003 com renovações também em seu departamento comercial. Encabeçada por Marco Aurélio Jardim, da empresa Expertise, a nova equipe traz a experiência de 17 anos de mercado em shoppings center em todo o Brasil. O objetivo é trazer mais um diferencial à administração do Estação, complementando e aprimorando todo projeto que já está sendo realizado. É uma forma de agregar o grande conhecimento de mercado que a nova gerência comercial tem ao novo conceito do shopping. O departamento será responsável pela comercialização de novas lojas e realizará também toda a gestão comercial do Shopping Estação.

EDITEL RECEBE TOP DE MARKETING
Nesta quarta-feira, dia 17, a Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil - seção Paraná (ADVB-PR), premia com o Top de Marketing os melhores cases de comunicação e vendas do estado, durante solenidade no auditório do CIETEP, a partir das 20 horas. Entre as empresas premiadas está a Editel, que conseguiu se reposicionar e manter o sucesso no mercado de listas telefônicas. Aliás, o reposicionamento não foi mera questão de moda ou vontade própria da empresa. Era mudar ou perder espaço. Um dos negócios mais antigos do ramo das telecomunicações no Brasil, o segmento de listas sofreu uma reviravolta em 1997, com a aprovação da LGT - Lei Geral das Telecomunicações.Antes dela, o mercado era monopolizado, já que as operadoras de telefonia fixa eram obrigadas a contratar empresas especializadas para editar e distribuir os catálogos telefônicos. Assim, o mercado não comportava mais que uma editora por região. A Lei abriu o mercado para novas empresas, ocasionando aumento de concorrência e uma confusão na cabeça dos consumidores; que tiveram que escolher sua lista preferida, com a extinção da "oficial".
O grande desafio da Editel era se manter na liderança dos mercados onde atuava, sendo o Paraná o mais importante deles. Para isto, renovou sua diretoria, qualificou ainda mais sua equipe de vendas e criou um plano de marketing estruturado e efetivo.
Enquanto os concorrentes buscavam uma aproximação cada vez maior com os anunciantes, a Editel utilizou estratégias de relacionamento com os consumidores, os chamados consulente, fazendo parte do dia-a-dia da comunidade. Deste posicionamento nasceu o slogan "Tudo o que a sua vida precisa está na Editel" e "Se não está na Editel, não existe". A empresa também adotou uma nova postura em relação ao público interno. Como resultado, a empresa obteve melhora nos índices de clima organizacional e diminuição da rotatividade de vendedores. Outro foco da Editel foram os chamados "influenciadores" - porteiros de edifícios residenciais e comerciais, distribuidores e secretárias.Para criar um elo cada vez mais forte com seus diversos públicos, a empresa realiza, há vários anos, ações de responsabilidade social. Recolhimento de listas antigas e doação para cooperativas de reciclagem de papel e doação de cadernos para a Pastoral da Criança são algumas das inúmeras ações promovidas pela empresa. Lançada em 2003, a campanha "Ache sua casa na Editel" sorteou três casas entre os consulentes da lista. "Esta é outra iniciativa que visa uma aproximação maior com o consumidor final. Com aquela pessoa que utiliza a lista no dia-a-dia", afirma o superintendente de marketing da empresa, Maurício Pacheco. A cada data comemorativa, como Dia das Mães, Dia dos Namorados e Dia dos Pais, a Editel desenvolve uma ação especial inédita, com distribuição de brindes e sorteio de prêmios. Em quase todos os casos, há uma forte participação do portal de informações www.sos102.com.br. O resultado de todas as ações é medido por vários fatores. Um deles é o faturamento da empresa, que aumentou cerca de 13%, em relação ao ano passado, nos estados onde a Editel atua. O índice de retenção de clientes, medido pelas renovações contratuais com os anunciantes, foi recorde para a empresa em 2003. O crescimento foi constante, saindo de 62,96% em 2001, chegando a 64,94% no ano passado e alcançando o histórico índice de 73,46%. Os prêmios conquistados também são fruto deste conjunto de estratégias. Além do Top de Marketing, a Editel conquistou, por cinco vezes consecutivas, o Top of Mind, concedido pela Revista Amanhã. A participação de mercado no estado também é motivo de comemoração. Com um aumento de 9 pontos percentuais, em 2003, a Editel passou a deter 72% de market share.


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