Mercado em pauta

Neutra chega ao mercado como uma nova opção de água saborizada

22 mai 2007 às 11:00

Fernando Figueiredo, presidente da Bullet, antenado no mundo de negócios, enxergou uma oportunidade no mercado de águas saborizadas. Uniu-se com outros três jovens paulistas, cada um com sua carreira já estabelecida e resolveram experimentar o ramo de bebidas.

Paulo Jafet já é sócio de uma fonte de água mineral localizada a 30 km de São Paulo. Daí, numa dessas conversas de bar, Jafet atraiu dois amigos, que viraram investidores e conselheiros desta empreitada: Fernando Figueiredo, presidente da Bullet, uma das maiores agências de marketing promocional do mercado e Marcos Lutz, executivo de uma grande empresa do setor usineiro resolveram entrar na roda e lançar uma marca de água.

Água é água. Varia de fonte pra fonte, mas vem da terra. Daí pensaram os 3: Como agregar valor a um produto tão básico como água?

Analisando o mercado no exterior, perceberam que água saborizada era um segmento que vinha crescendo em proporções astronômicas. No mercado europeu, por exemplo, água saborizada era a evolução do mercado de água e hoje já representa quase 30% do segmento.

No Brasil, um mercado de 4 bilhões de reais, estava começando a experimentar este gostinho. Afinal, o Brasil estava longe do consumo per capita que existe no México, por exemplo.

"Dessa forma, água ganhou outro significado", analisa Figueiredo. "Todo muito sabe que beber água faz bem, mas é um consumo mecânico. Com Neutra®, o consumidor passa a ter um novo prazer, pois agregamos leve sabor", complementa.

Cada um com sua experiência, os três sócios iniciaram a empreitada. Compraram uma linha de produção de ponta, que é capaz de produzir 1.000.000 litros/mês e instalaram tudo na fonte do Jafet. "Lá, temos uma água puríssima por estar fora da área metropolitana de São Paulo e ao mesmo tempo perto o suficiente para facilitar a logística de distribuição", salienta Lutz.

Pra agregar valor, foram testados mais de 20 sabores e chegaram nos 6 que darão origem a série: laranja, limão, hortelão, morango, maçã e pitanga – um sabor genuinamente brasileiro que superou as nossas expectativas. Além é claro da água Mineral, sem sabor.

Chegou então a vez de agregar marketing na história. E Figueiredo, que há 20 anos trabalha na Bullet com grandes clientes do setor alimentício, colocou tudo que aprendeu em pratica. Contrataram um dos mais competentes escritórios de design – a Sart/Dream Maker - para criar a marca e a embalagem.

A Sart não só criou como pesquisou tudo que existe de água no mundo. O resultado foi uma embalagem completamente diferente do que existe no mercado e uma identidade visual que chama a atenção pela modernidade e destaque.

O nome, Neutra®, veio dos próprios sócios. "Queríamos um nome que fosse fácil de lembrar e que transmitisse o conceito de água, uma vez o termo "água" não poderia ser usado. A neutralidade deste elemento deveria ser explícito", justifica Lutz.

Pra a cereja do bolo, a Bullet foi envolvida e desenvolveu não só os materiais de ponto de venda como todas as ações de marketing para garantir o sucesso desta linha. Entre elas o site www.mateasede.com, que em breve entrará no ar, ações junto a academias de ginástica e parcerias em eventos de moda e tendência.

Mas se o produto não chegar nas gôndolas, o esforço será em vão. Por isso, ao contrário do que o mercado pratica, foram atrás de um distribuidor exclusivo que quisesse crescer junto com o produto. "Percebemos na Bear & Wein um potencial de crescimento e sustentação absurdo", comenta Jafet. "O Marcelo ficou tão empolgado quanto a gente". A Bear & Wein que já distribui cerveja e vinho no mercado atende mais de 2.000 clientes em São Paulo, Rio de Janeiro de Belo Horizonte e será decisivo no sucesso da Neutra.

"Não existe pretensão, pressão com acionistas, grandes estruturas e processos. Estamos seguindo o nosso conhecimento e instinto, por isso ganhamos agilidade, custo e margem para garantir o melhor padrão de qualidade deste segmento, uma vez que estamos usando os ingredientes de ponta do mercado", enfatiza Jafet.

Este ambicioso projeto, que começou como uma diversão, mas tem tudo para virar um case de sucesso, teve investimentos na ordem de R$ 1 milhão.


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