O instituto de pesquisa SoftResearch, afiliado às empresas SoftMarketing (Soft/Mkt) e Soft Cine Vídeo, acaba de divulgar os resultados da pesquisa Comportamento do consumidor da categoria de supermercado. De acordo com o diretor de informações e mercado da empresa, Gustavo Bizelli, foi possível detectar alterações no mercado que são compatíveis com as mudanças pelas quais a cidade vem passando nos últimos anos e que promoveram alterações significativas na relação dos consumidores com marcas e serviços. "A pesquisa apontou a existência de um mercado mais diversificado, com a presença de mais marcas, a superioridade daquelas que oferecem hipermercados e a queda de uma das principais marcas tida como patrimônio dos curitibanos", afirma Bizelli. Ao todo foram entrevistados 405 responsáveis pelas compras de supermercado. Os dados se referem ao primeiro semestre deste ano. O estudo da SoftResearch mostra que o Big é a marca mais lembrada dentro da categoria de super e hipermercados e a marca Mercadorama despenca a cada ano. As dez marcas de maior destaque são responsáveis por 91% do total de citações, o que mostra a relevância deste grupo. A marca líder Big (31%) é seguida pelo Extra (16%), depois por Condor (13%) e Carrefour (10%) e só então aparece a marca Mercadorama (9%). As quatro marcas líderes são ou possuem hipermercados. De acordo com a pesquisa, o Big, Top of Mind da categoria, possui liderança nas faixas de renda mais baixa. Dos entrevistados que ganham até R$ 500 por mês, 37% preferem o Big. A marca Extra é a mais popular entre as famílias com orçamento acima de R$ 3.000 mensais, fica com 29% do mercado. Ainda assim, entre as famílias de maior renda, Mercadorama (16%) e Pão de Açúcar também têm relevância (9%). Segundo Bizelli, a marca Mercadorama ainda possui grande força de atração, provavelmente pela sua distribuição, fator importante para as compras de conveniência, cada vez mais freqüentes entre os consumidores.O estudo da SoftResearch também aponta uma mudança no comportamento de compra do consumidor em termos de freqüência e volume de compra. A grande compra mensal está cada vez menos freqüente. Os consumidores vão em média seis vezes por mês ao supermercado, sendo maior a freqüência entre as classes de rendimento mais alto.Uma curiosidade é que 38% dos entrevistados não têm um dia certo para ir ao super ou hipermercado. A quarta-feira, a sexta-feira e o sábado seriam os melhores dias para as compras.Mulher: consumidora mais racional:A pesquisa revela que 79% dos responsáveis pela compra no lar são mulheres. "A despeito da imagem de consumista com a qual a mulher é freqüentemente taxada, é ela que mostra um comportamento mais racional na hora da compra nos supermercados e que busca os melhores preços", diz Bizelli. O resultado do estudo mostra que é a mulher que "bate perna" atrás das promoções. "Ela freqüenta mais vezes o supermercado e utiliza um maior número de lojas. E o principal motivo disso é a busca por promoções e ofertas", conta o diretor. As mulheres também procuram se informar com mais freqüência sobre os preços dos produtos que irá encontrar antes de ir às compras. Os números mostram que 43% das mulheres vão a mais de um supermercado por causa das ofertas e promoções, contra 35% dos homens.Serviço: A pesquisa completa Comportamento do consumidor da categoria de supermercado pode ser obtida junto à SoftResearch pelo telefone 41.340.8031
LITERAL LINK COMUNICAÇÃO INTEGRADA
A pizzaria Avenida Paulista - um dos mais badalados endereços gastronômicos da capital - acaba de entrar para a carteira de clientes da Literal Link Comunicação Integrada. Durante o mês de julho, as jornalistas Isabela França e Patrícia Gomes estarão cuidando da imagem da casa, desenvolvendo ações de assessoria de imprensa e relações públicas.
Linha SEDA KERAFORCE
Lançada em novembro de 2000, a primeira linha para cabelos crespos quimicamente tratados do mercado brasileiro de consumo e líder desse segmento, SEDA KERAFORCE com Kerobá, extrato de frutas da Amazônia e Proteína e óleo de silicone, está chegando ao mercado com nova fragrância e embalagens renovadas. Mais suave e natural, a nova fragrância foi desenvolvida pela Firmenich, e traz
uma rica combinação olfativa, com notas frutais de maçã e pêssego, além de acordes aldeídicos. No coração, harmonizam-se notas florais de lírio do vale, rosa e violeta, que se completam com as notas de musk e o toque amadeirado do sândalo. A fragrância foi muito bem avaliada em pesquisas com consumidoras, que
destacaram que ela reforça os benefícios de tratamento que os produtos oferecem aos cabelos crespos e a presença de ingredientes naturais. Outro ponto de destaque na renovação da linha SEDA KERAFORCE é em relação às embalagens. As tampas estão com nova cor acobreada e cintilante, enquanto que
os rótulos trazem a marca SEDA em hot stamping (letras douradas) e nova arte que destaca o Kerobá e o óleo de silicone. Ele também tem uma nova modelo, para gerar maior identificação com a consumidora, por causa do tipo de cabelo.Patrícia Tonetti, gerente de marca da Unilever Brasil, explica que o objetivo do relançamento da linha é ressaltar a qualidade dos ingredientes Kerobá e óleo de silicone, muito valorizados pela consumidora, reforçando a presença da linha no amplo portifólio de produtos SEDA. "SEDA KERAFORCE tem um ótimo posicionamento no mercado, mas queremos torná-la ainda mais conhecida. Todo cabelo que passou por tratamento químico precisa de uma linha de manutenção. A linha foi especialmente desenvolvida para hidratar e fortalecer os fios entre uma química e outra", destaca.