Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Movimento "Essa vaga não é sua" ganha vídeo nas redes

27 abr 2011 às 09:24

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

TheGetz lança filme chamando atenção para a utilização indevida de vagas para pessoas com deficiência em estacionamentos de estabelecimentos comerciais

O uso indevido de vagas destinadas a pessoas com deficiência em estacionamentos de estabelecimentos – que resultou no lançamento da campanha "Essa vaga não é sua nem por um minuto" em meados de março deste ano – é o foco do vídeo que a agência TheGetz colocou no ar neste fim de semana nas redes sociais, onde o movimento tomou corpo desde o seu lançamento.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Como a principal desculpa para a ocupação de vagas exclusivas para deficientes e idosos é sempre a do pouco tempo de permanência no estabelecimento, o "apenas um minuto", a TheGetz colocou cadeiras de rodas em vagas normais e registrou a reação das pessoas em um estacionamento de Curitiba. O resultado é o vídeo que pode ser visualizado nas páginas da campanha no Facebook, Twitter, Youtube e Vimeo. O filme também pode ser acessado pelo blog do movimento (http://estavaganaoesua.wordpress.com/).

Leia mais:

Imagem de destaque

Miniônibus oferece mais conforto para até 36 passageiros

Imagem de destaque

IBAPE-PR promove curso de perícia e aspectos do Novo Código de Processo Civil

Imagem de destaque

A Marcopolo irá fornecer 25 unidades modelo urbano Torino para a Coesa Transportes Ltda

Imagem de destaque

No dia 20 terá início a 24ª edição da Busworld Europe, em Kortrijk, na Bélgica


O movimento
Concebido para circular nas redes sociais, o movimento "Essa vaga não é sua nem por um minuto" foi uma iniciativa de mobilização da TheGetz para chamar a atenção da sociedade para a necessidade de respeito às vagas de estacionamento para pessoas com deficiência depois de um episódio de desrespeito a uma deficiente em um estacionamento de supermercado em Curitiba. Em pouco mais de um mês, o movimento ganhou mais de mil adeptos no Facebook e se propaga por outras mídias online. O selo do movimento também ganhou pontos fixos na capital paranaense.

Publicidade


O incidente que deu origem à campanha que tem Mirella Prosdócimo como protagonista também se deu em meados de março. Mirella, que ficou tetraplégica depois de um acidente quando tinha 17 anos, estava no estacionamento com duas ajudantes, colocando as compras no carro, quando uma mulher estacionou seu carro. Mirella observou a situação e quis alertar a motorista para o equívoco cometido, mas foi ignorada pela motorista que entrou no supermercado. Ao voltar, Mirella ainda estava com suas auxiliares, colocando as compras no carro. Ela chegou a fazer uma nova observação para a motorista que, dessa vez, se ofendeu. Agrediu verbalmente Mirella e, por pouco, não a atacou fisicamente. Foi preciso que as assistentes da cadeirante, que a ajudavam a colocar as compras no carro, apartassem a motorista.


Mirella acionou a administração do supermercado, mas o estabelecimento não se posicionou a respeito, nem quanto à cliente que estacionou indevidamente, nem sobre o incidente de quase violência no seu estacionamento – justificaram que não poderiam perder nenhuma das duas clientes. A empresária também acionou a Diretoria de Trânsito de Curitiba (Diretran), mas representantes do órgão só apareceram, no local, uma hora depois de todo o incidente, não podendo tomar nenhuma providência naquele momento.

Publicidade


De acordo com Mirella, a legislação obriga que estabelecimentos públicos e privados deem condições de acessibilidade para deficientes físicos. Ao que tange aos estacionamentos, a legislação especifica o espaço correto e a localização das vagas. "Elas são maiores que as vagas comuns e estão mais perto das portas de entrada e saída para facilitar o acesso pelo deficiente", revela a empresária que é proprietária de uma empresa de consultoria em acessibilidade em Curitiba. "No entanto, se nos espaços públicos a fiscalização pelos guarda de trânsito ajuda a evitar que motoristas estacionem em vagas reservadas para deficientes e idosos, nos espaços fechados, a fiscalização não é tão rigorosa e conta-se mais com o respeito do que com o rigor da multa. Nesse sentido, pouca gente tem o entendimento das necessidades do deficiente e do idoso e é por isso que casos de desrespeito são tão comuns", diz.


Segundo o diretor institucional da TheGetz, o propósito da campanha, além de mobilizar pessoas para esta causa, é provocar ações efetivas por parte dos governantes. "Com o movimento, o que se pretende é ampliar a visibilidade para a necessidade do respeito à figura do deficiente, que em nada se diferencia, em direitos e deveres, das pessoas tidas como normais. Para isso, o apoio das esferas políticas é fundamental para que causas como essas possam ser vistas e ampliadas", completa.

Sobre a The Getz – No mercado publicitário curitibano desde 2004, a The Getz consolidou-se como uma agência de inteligência em comunicação e soluções estratégicas para seus clientes. Tendo à frente os sócios Maurício Ramos, Luciane Vanzella, Tiago Stachon e Ricardo Mercer, a empresa busca a reinvenção permanente para atender o compromisso de propor soluções novas e inovadoras em comunicação. Com DNA digital, a agência também busca explorar novas formas de comunicação com o seu público-alvo. Ações desenvolvidas para redes sociais e aplicativos e ferramentas digitais para a internet são algumas das possibilidades experimentadas pela agência. A aposta nas redes sociais foi, inclusive, uma das reinvenções da The Getz em 2010. Seu site passou a direcionar o internauta para uma fan page do Facebook, permitindo conexões diretas e pessoais com todos aqueles que estão conectados à rede. Para consolidar seu direcionamento de negócios, a agência passou a adotar um novo conceito, o The Getz, que reflete a visão que a agencia tem de si mesma: ser uma família que pensa e trabalha em conjunto com o propósito de oferecer o melhor serviço para os clientes. Em 2009, para ampliar o desenvolvimento de suas ações, foram criadas duas empresas que passaram a atuar em parceria com a The Getz, a Salsa, especializada em internet, em sociedade com Weber Dal Pin, e a Live!Promo, para promoções. Na internet: www.getz.com.br.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo