Na semana passada, o presidente do Sima – Sindicato das Indústrias de Móveis de Arapongas, entidade promotora do evento, Sebastião Antônio Batista, e o coordenador do Expoara e organizador da feira, Rubens Ortiz, estiveram visitando secretarias do governo para mostrarem a amplitude do evento e a movimentação que a feira promove no norte do Paraná.
“A partir de agora vamos apoiar oficialmente a Movelpar para transformá-la na mais importante feira da América Latina”, afirmou o coordenador internacional de assuntos do Mercosul, Santiago Martin Galo. A Secretaria da Indústria e Comércio e Assuntos do Mercosul está envolvendo as entidades paranaenses ligadas ao comércio exterior para estarem presentes na feira em um estande institucional do Estado. O objetivo é ter um espaço no evento para a divulgação de informações e efetivação de parcerias que possam impulsionar o crescimento da feira para fora do país.
“Vamos, através das entidades e do BRDE, divulgar os incentivos do governo para o setor e mostrar oportunidades de crescimento das empresas através da participação em consórcios de exportação e em missões empresariais”, salienta Galo. Já estão confirmadas a vinda para a Movelpar de câmaras de comércio, da Federação das Associações Industriais, Comerciais e Agropecuárias do Paraná e do BRDE.
Galo adiantou ainda que o governo do Estado está enviando para a Apex (Agência de Promoção de Exportações) um projeto para a criação de um consórcio de exportação do setor moveleiro. Outra iniciativa de fomento vem através da solicitação para que o BRDE direcione recursos também para o setor moveleiro. “Vamos aproveitar a experiência do governador Roberto Requião no Mercosul para abrir mercados aos segmentos produtivos no Estado. A partir de agora estamos decretando apoio oficial à Movelpar com a meta de estimularmos ainda mais esta feira que cresceu com a força do setor moveleiro do norte do Estado”, destacou.
A Movelpar é estritamente um evento de negócios entre a indústria moveleira e os lojistas e contará neste ano com 300 expositores de vários estados brasileiros. A expectativa dos organizadores é reunir um público visitante de 50 mil pessoas. No primeiro dia do evento está programada uma rodada de negócios entre os empresários brasileiros e importadores de oito países interessados em negociar com o Brasil. A iniciativa faz parte do Projeto Comprador criado para aproximar as indústrias de móveis do Brasil com o mercado externo, em uma parceria envolvendo o Promóvel (Programa de Incremento às Exportações de Móveis), a Abimóvel (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) e a Apex. Os países confirmados são Estados Unidos, México, Panamá, Portugal, França, Japão, Emirados Árabes e Chile. Na última edição da Movelpar, realizada em 2001, o Projeto Comprador foi responsável pela realização de negócios envolvendo US$ 25 milhões. A feira estará aberta das 10 às 19 horas, de segunda a sexta-feira.