Mercado em pauta

MOVELPAR 2003

04 set 2002 às 10:59

Com o objetivo de incentivar o comércio internacional e mostrar a preparação das industrias moveleiras do país para a exportação, a Movelpar 2003 – Feira de Móveis do Paraná, que será realizada de 17 a 21 de fevereiro do ano que vem no Expoara, em Arapongas – norte do Paraná – já definiu os países importadores que farão parte do Projeto Comprador criado para aproximar as indústrias de móveis do Brasil com o mercado externo, em uma parceria envolvendo o Promóvel (Programa de Incremento às Exportações de Móveis), a Abimóvel (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) e a Apex (Agência de Promoção de Exportações).

Serão nove países importadores considerados potenciais para o setor – Estados Unidos, México, Panamá, Portugal, França, Japão, Dubai, Emirados Árabes e Chile – que participarão de rodadas de negócios com empresários brasileiros. Na última edição da Movelpar, realizada em abril do ano passado, o Projeto Comprador foi responsável pela realização de negócios envolvendo US$ 25 milhões. “Nos surpreendemos com o sucesso de vendas para o mercado externo e estamos nos preparando para criar ainda mais condições para a promoção do contato da empresa nacional com o mercado internacional”, afirma Sebastião Antônio Batista, presidente do Sima – Sindicato das Indústrias de Móveis de Arapongas, entidade promotora do evento.


Segundo ele, a idéia é mostrar aos importadores que as fábricas de móveis no país estão agregando design na produção industrial de larga escala para atender o mercado externo. “A exportação será o foco da Movelpar no ano que vem”, enfatizou.


A feira terá300 expositores com a previsão de negócios em R$ 250 milhões. Os organizadores esperam receber 50 mil visitantes do país e do exterior. A antecipação da data do evento, que tradicionalmente acontecia no mês de abril para o mês de fevereiro, deve incentivar ainda mais as negociações também com o mercado interno já que irá coincidir com a época em que os lojistas nacionais estão em busca de renovação do mix de produtos e reposição de estoque.

 


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