Ir a um restaurante e escolher o vinho certo para degustar com o prato servido não é tarefa das mais fáceis. Para isso, cada vez mais restaurantes têm contratado profissionais qualificados para auxiliar o cliente nesta escolha. Estes profissionais, os sommeliers, já são muito conhecidos em estabelecimentos da Europa e dos Estados Unidos. No Brasil, a cultura de cada restaurante possuir seu próprio sommelier está cada vez mais difundida. Em Curitiba, alguns restaurantes como o Durski e o Baobá já possuem sommeliers fixos à disposição dos clientes. De olho neste mercado, o Centro Europeu lançou há um ano o curso de sommelier, com duração de um semestre letivo. As próximas turmas começam no dia 13 de março.
No curso, o aluno conhece e degusta vinhos produzidos em diversas regiões do mundo, como Canadá, França, Itália, Nova Zelândia e Alemanha. Ao término do período, o novo Sommelier terá provado e conhecido em torno de 115 tipos diferentes de vinhos nacionais e importados.
Segundo o supervisor do Centro Europeu, Rogério Gobbi, no Paraná não existe um número suficiente de Sommeliers, o necessário para atender a demanda dos estabelecimentos gastronômicos que necessitam de profissionais com essa formação. "Existe esta carência no mercado. Todo bom restaurante, hotel, adega, enoteca, entre outros lugares que trabalham com vinho necessita de um profissional nesta área", salienta Rogério.
Leia mais:
Miniônibus oferece mais conforto para até 36 passageiros
IBAPE-PR promove curso de perícia e aspectos do Novo Código de Processo Civil
A Marcopolo irá fornecer 25 unidades modelo urbano Torino para a Coesa Transportes Ltda
No dia 20 terá início a 24ª edição da Busworld Europe, em Kortrijk, na Bélgica
Além das disciplinas que compõem o programa acadêmico, o curso de Sommelier do Centro Europeu oferece a possibilidade de viagens temáticas para o aluno conhecer fábricas e vinícolas no Brasil e exterior, além da realização de jantares temáticos para trabalhar a harmonização de molhos clássicos com o vinho. Em uma das disciplinas, o aluno conhecerá até quais charutos podem ser apreciados com cada tipo de vinho.
As aulas são práticas e também envolvem técnicas de degustação, alterações no vinho, elaboração de cartas de vinhos, uvas viníferas e vinhos espumantes, frisantes e de sobremesa. O curso já obteve o reconhecimento da ABS-PR – Associação Brasileira de Sommeliers do Paraná. O aluno formado pode trabalhar, além dos restaurantes, em lojas e importadores de vinho.
O curso é realizado no Hotel Escola Centro Europeu Tourist, na Praça Osório, 63, nas segundas e quartas-feiras, com turmas à tarde e à noite. Informações pelo telefone (41) 3021-6669 e pelo site www.centroeuropeu.com.br.