Com os lançamentos do Torino Express, Torino Low Entry e Torino com motor traseiro, a Marcopolo completa a sua família de ônibus urbanos do modelo Torino, a de maior sucesso no mercado brasileiro em todos os tempos. Os novos modelos, junto com o tradicional Torino de motor dianteiro, ampliam as opções para os operadores do transporte coletivo urbano, que vão desde um veículo com baixo custo operacional para as aplicações severas, até mais sofisticados para atender a todas as necessidades do transporte coletivo, do serviço convencional até o sistema BRT.
São quatro diferentes modelos: Torino motor dianteiro, Torino motor traseiro, Torino Low Entry e Torino Express articulado. "O objetivo é oferecer aos nossos parceiros a melhor solução, de acordo com as características do seu negócio/serviço. Desde o consagrado Torino com motor dianteiro, o modelo de menores custos de aquisição e operação, até o Torino Express articulado, com capacidade para mais de 130 passageiros", salienta Paulo Corso, diretor de operações comerciais da Marcopolo.
Segundo Corso, os novos modelos Torino Express articulado, Torino com motor traseiro e Torino Low Entry permitem à empresa oferecer opções para a aplicação em vias segregadas básicas e sistemas BRT.
Leia mais:
Miniônibus oferece mais conforto para até 36 passageiros
IBAPE-PR promove curso de perícia e aspectos do Novo Código de Processo Civil
A Marcopolo irá fornecer 25 unidades modelo urbano Torino para a Coesa Transportes Ltda
No dia 20 terá início a 24ª edição da Busworld Europe, em Kortrijk, na Bélgica
Novo Torino Express Articulado
Com comprimento total de 20 a 23 metros, o Torino Express articulado foi desenvolvido para atender tanto ao padrão de vias segregadas básicas quanto dos sistemas BRT. O modelo apresenta visual moderno e tecnologia aplicada a favor da funcionalidade, conforto e segurança, com sistema multiplex redesenhado, painel de instrumentos com tela colorida de LCD de 3,5 polegadas e sistema de ar-condicionado opcional. Também conta com novos conjuntos óticos traseiro e frontal que incluem luz diurna, que proporciona mais segurança no trânsito urbano.
O Torino Express foi concebido para oferecer conforto e segurança aos passageiros, menores custos operacional e de manutenção para o operador em relação aos modelos exclusivos para sistemas BRT, além de mais ergonomia e praticidade para motorista e cobrador.
O novo Torino Express possui como diferenciais a maior largura interna, com 2,55m, que permite amplo espaço para circulação, mais conforto aos que operam o veículo e segurança. Internamente, possui iluminação interna em LEDs, poltronas City ergonômicas com novos apoios de cabeça (opcional), que facilitam a movimentação dos passageiros, e a opção de poltronas com encosto alto.
Para oferecer padrão mais elevado de acessibilidade, o Torino Express conta com cinco poltronas preferenciais para idosos, gestantes e/ou portadores de necessidades especiais, elevador automático e espaço dedicado para cadeirantes. Também possui novo sistema de campainha com acionamento de chamada de parada por botão (sem fio). Todos esses itens, de acordo com as normas da legislação vigente.
Para garantir maior conforto térmico e acústico, o modelo possui insuflador de ar para o motorista e o cobrador, e novo janelão com sistema de captação de ar mais eficiente. A posição do motorista também foi redesenhada, com ampla área para o painel de controle, além de console com porta-objetos.
No salão de passageiros, o veículo ganhou nova decoração e novo assoalho dividido em painéis removíveis e pés das poltronas tipo cantilever, que permitem a realização de reparos no piso sem a necessidade de remoção das poltronas. O resultando é o menor custo de manutenção e facilidade de limpeza, que também se aplica em todos os revestimentos da carroceria.
Novo Torino Low Entry
O Novo Torino Low Entry tem concepção robusta, elevada confiabilidade e excelente relação custo/benefício, atributos reconhecidos pelos operadores/empresários do setor de transporte urbano de passageiros. Atende a todas as exigências dos sistemas de transporte existentes no País e no exterior, e é equipado com suspensão pneumática e piso baixo, o que facilita o acesso para todos os passageiros, sem a necessidade de elevador, e proporciona maior velocidade nas operações de embarque e desembarque, inclusive de passageiros com mobilidade reduzida e cadeirantes.
Com comprimento de até 13,3 m e largura de 2,60 m, possibilita a colocação de mais poltronas, sem perda da área de circulação e do espaço interno. Desenvolvido para aplicação nos modernos sistemas de transporte coletivo em grandes centros urbanos, está entre os mais avançados já fabricados no Brasil e tem capacidade para transportar até 90 passageiros, sendo 49 sentados e 41 em pé. Conta ainda com poltronas preferenciais para portadores de necessidades especiais, idosos e/ou gestantes, uma poltrona para obeso e um posto para cadeirante.
O modelo pode ser equipado com sistema de ar-condicionado, poltronas com encosto de cabeça, descansa-braços e descansa-pés, e lixeiras no salão de passageiros. Para maior segurança, pode receber ainda sistema de gerenciamento de frota, sistema de iluminação interna em LEDs e equipamentos audiovisuais com dois monitores de 19 polegadas em LCD e sirene de marcha à ré.
Novo Torino Motor Traseiro
O Novo Torino com motor traseiro possui as mesmas características técnicas do Novo Torino com motor dianteiro e apresenta como diferencial importante melhor conforto termoacústico. A Marcopolo desenvolveu para este modelo um novo sistema de isolamento do cofre do motor que, aliado ao seu posicionamento na parte traseira, reduz sensivelmente o nível de ruído interno e também a temperatura ambiente do salão de passageiros.
Por ter piso baixo, o Novo Torino motor traseiro ainda facilita o acesso dos passageiros, sem a necessidade de instalação de elevador para os usuários com mobilidade reduzida ou cadeirantes.