Todos os dias, em todos os momentos, recebemos uma série de informações que precisaremos ou não utilizar em nossas vidas. E, todos os dias, precisamos organizá-las em nosso cérebro, como se ele fosse um computador, para poder encontrá-las de forma mais fácil, sempre que necessário. Cada pessoa faz isso através de métodos específicos. Pode ser por associação, escrevendo para não esquecer, mas uma outra forma que vem ganhando projeção é a dos Mapas Mentais. Criados e desenvolvidos por Tony Buzan, eles surgiram no início da década de 60, a partir de experiências pessoais como professor de Psicologia. Têm como referência maior, os estudos e pesquisas do Dr. Roger Sperry, ganhador do Prêmio Nobel com o trabalho sobre a evolução da última parte do cérebro – o Córtex Cerebral. Ele confirmou que a "capa do pensamento" (Córtex Cerebral) está dividida em dois hemisférios, e que esses hemisférios realizam uma quantidade compreensiva de tarefas intelectuais que incluem: lógica, linhas, números, palavras, listas, cores, imaginação e outras.
Os mapas mentais funcionam como uma técnica gráfica de memorização, que se expandiu, inclusive para a área de informática onde hoje já existem diversos softwares específicos.
E é para ensinar a como trabalhar essa técnica, nas mais variadas áreas pessoais e profissionais, que a empresa paranaense Projexpert – Gerenciamento de Projetos lançou um novo curso – o "Curso Básico de Mapas Mentais – como organizar melhor suas idéias e ações" .
"Nosso objetivo é treinar os participantes no uso dessa poderosa técnica gráfica, que permite explorar o potencial do nosso cérebro em seus aspectos de memorização e habilidades do córtex – palavra, imagem, números, lógica", explica o instrutor Normando Nereu de Souza Coelho, conhecedor da técnica de mapas mentais desde 1999. "Uma prática importante não apenas para os profissionais das mais variadas áreas, mas para qualquer pessoa que tenha muitas informações para absorver e pouco tempo para pensar e agir. Assim, vamos ensinar a como montar um mapa mental e suas aplicações, sempre através de exercícios práticos, relacionados com o dia-a-dia". Segundo o instrutor, os mapas mentais podem ser usados para diversos fins: memorização, aprendizagem, planejamento e preparação de textos, tomada de notas em conferências e/ou seminários e até mesmo na solução de problemas.
"Nossas experiências são vividas de maneira seqüencial", destaca Normando. "Uma coisa acontece logo após a outra. Quando lemos, seguimos as palavras, as frases e os parágrafos, utilizando também uma seqüência. Mas, na hora de usar uma informação a melhor forma de encontrá-la nem sempre é a da seqüência. É como num computador. Se você sabe usar ferramentas de pesquisa, tudo bem. Mas, se não sabe, pode ter dificuldades para achar o arquivo que precisa, se seguir apenas a seqüência em que as informações foram arquivadas. Assim como na máquina, o mais interessante é arquivar as informações em pastas com vários níveis. Existem softwares que fazem isso, mas também podemos fazê-los com desenhos e gráficos"
"O Mapa Mental é uma técnica simples e eficaz de representar nossos pensamentos, idéias e informações através de imagens, palavras-chave, cores e associações. Seu formato familiar a nossa estrutura de pensamento, facilita o desenvolvimento e a geração de idéias de forma imediata, integrando nossa capacidade imaginativa com a lógica-racional", finaliza o instrutor.
Serviço: Curso Básico de Mapas Mentais
Local: Projexpert - Rua Celestino Júnior, 501 Bairro São Francisco, Ctba-PR
Data: 22 de setembro de 2004
Informações: com Charlene e/ou Normando tel 41 222-8900
Alguns benefícios alcançados com o uso de mapas mentais
- redução do tempo de planejamento, elaboração e revisão de tarefas escritas;
- aumento da produtividade e competência;
- facilidade de memorização;
- desenvolvimento da percepção;
- desenvolvimento da objetividade;
- facilidade na integração de conhecimentos;
- redução do estresse causado pelo excesso de informação
- facilidade da comunicação e convivência em grupos
Sobre a Projexpert - Com sede em Curitiba, a Projexpert atua na área de Gerenciamento de Projetos/Empreendimentos, solucionando problemas e implantando melhorias, sempre com objetivos claros e em sintonia com os de seus clientes. Em seu trabalho, envolve métodos, procedimentos, ferramentas e treinamento, procurando fazer com que os projetos sejam desenvolvidos sempre no orçamento e prazo e com os resultados previstos. (www.projexpert.com.br).