É com imenso orgulho e alegria que a Academia Brasileira de Direito Constitucional recebe a notícia da aprovação, pelo Senado Federal, da indicação do Professor Luiz Edson Fachin para ocupar o cargo de Ministro do Supremo Tribunal Federal.
A aprovação é contundente prova da qualidade e seriedade da trajetória profissional e do trabalho desenvolvido pelo eminente jurista paranaense. Traduz-se também em prestígio ímpar para a Academia Brasileira de Direito Constitucional, que vê mais um de seus membros ocupar uma das cadeiras de Ministro do STF.
O Professor Luiz Edson Fachin, além de jurista de renome nacional e internacional, destacou-se pelo seu comprometimento com o Estado Direito e com a Família, despontando como um dos principais intérpretes do Direito Privado, constitucionalizado pela Carta de 1988.
Sua presença e olhar aguçado certamente se imortalizarão em nossa Corte Constitucional tal como ocorrido em tantas outras instituições, como a Universidade Federal do Paraná, Universitè Lavai (Canadá), Kings Coilege (Inglaterra), Max Planck lnstitut (Alemanha) e Universidade de Coimbra (Portugal). Isto, sem contar sua
presença já eternizada na Academia Brasileira de Direito Constitucional, que se orgulha de tê-lo como Membro Catedrático da Instituição.
Assim, é com júbilo que congratulamos o Eminente Jurista pela aprovação à mais alta Corte do país. A democracia brasileira certamente será fortalecida com o Professor Fachin no Supremo Tribunal Federal.
A Academia Brasileira de Direito Constitucional, por seus Membros Catedráticos, Fundadores e Diretoria abaixo assinados, recebeu com alegria a indicação de Luiz Edson Fachin ao cargo de Ministro do Supremo Tribunal Federal, ocorrida no dia 14 de abril do presente ano.