A homenagem, proposta pelo então vereador Ney Leprevost, foi marcada por uma solenidade na sexta-feira, dia 3, às 11 horas, no próprio local, com a presença de amigos e familiares do empresário. A vereadora Nely Almeida esteve representando a Câmara de Vereadores. A data é significativa: no dia 3 Luiz Afonso completaria 50 anos de idade.
Empresário de visão, Luiz Afonso Leal Hauer iniciou na década de 80 com seu irmão Carlos Arnaldo suas atividades no ramo da construção civil, produzindo pequenas unidades residenciais do tipo sobrado em Curitiba e loteamentos populares em Araucária. Logo em seguida, ergueram edifícios que começaram a destacar sua empresa dentre as construtoras da cidade. No início da década de 1990, foi marcante a inauguração do edifício Metropolitan Building, na rua Emiliando Perneta, com 27 mil m², trazendo o conceito de primeiro edifício de "uso múltiplo" da cidade, por integrar comércio, escritórios e hotelaria.
Ao lado do irmão Carlos Arnaldo, Luiz Afonso foi um dos entusiastas da criação do bairro Ecoville, onde sua construtora marcou forte presença. Nos 22 anos de existência de atividades, foram construídos mais de 470 mil m² de área, num total que ultrapassa 40 edifícios.
Atento aos problemas da comunidade, tomou parte ativa no grupo de jovens empresários Gisep, que se reunia mensalmente para discussão de temas propostos por autoridades. Desse núcleo resultou a criação de uma importante instituição social, a Fundação Iniciativa, que mantém várias casas de apoio a crianças desamparadas ou em situação de risco.
Luiz Afonso Leal Hauer faleceu em fevereiro de 2002, aos 44 anos.