O professor de marketing Marcelo Peruzzo está lançando seu segundo livro, com o intuito de mostrar aos profissionais quais são as características que geram sucesso. No livro Jesus de gravata, que é baseado numa pesquisa cientifica desenvolvida durante sua dissertação de mestrado, o autor aborda a questão do marketing pessoal e ensina como é possível alcançar o sucesso profissional adotando posturas que são inerentes a qualquer ser humano. Peruzzo aponta como Jesus Cristo foi capaz de deixar sua marca pessoal estabelecida, e tornar-se familiar a todos, sem precisar freqüentar cursos ou utilizar materiais que lhe ensinassem as técnicas de marketing pessoal. As pesquisas empregadas pelo professor permitem compor um modelo mental de uma pessoa reconhecida pela sociedade e identificar em Jesus Cristo um exemplo específico de sucesso na prática do bem. O livro traça as dez principais características que fizeram de Jesus Cristo uma marca pessoal milenar, apresentando aos leitores de que forma traços, como a humildade e a sabedoria, podem levar um indivíduo ao sucesso pessoal e profissional. Para o professor, é o comportamento pessoal que faz a verdadeira diferença. Apesar de haver passagens sobre Jesus Cristo no livro, a intenção do autor não é abordar aspectos teológicos. Segundo ele, todo ser humano é dotado naturalmente das características utilizadas por Jesus Cristo. Sua intenção, portanto, é fazer com que os profissionais possam despertar para essa realidade, tornando-se capazes de utilizá-las na vida pessoal e no trabalho. A nova obra é indicada aos que vêem em Jesus um exemplo de vida, aos que são indiferentes a Ele, bem como aos que não acreditam em Sua existência. Para Peruzzo, um grande e atual exemplo da prática das características de Jesus é o presidente Lula, pois, mesmo sem os predicados de muitos intelectuais, conseguiu alcançar seu grande objetivo pessoal: a Presidência da República. "A liderança que nosso presidente está exercendo é um dos predicados que exemplifica bem um relação com Jesus Cristo", destaca o autor.
Marcelo Peruzzo é graduado em Análise de Sistemas, especializado em Marketing e mestre em gestão de negócios. Atualmente, trabalha como gerente de marketing e professor das Faculdades Integradas Curitiba, além de docente de diversos cursos de pós-graduação em Marketing e Comunicação de instituições educacionais do Brasil. É também autor do livro Os Dez Mandamentos de Deus e os Pecados Organizacionais, no qual já utiliza aspectos religiosos para abordar temas relevantes para a gestão empresarial. No livro, Peruzzo faz uma associação dos mandamentos de Deus aos pecados que as organizações praticam no mercado, propondo uma revisão nos processos éticos das empresas, para um conhecimento profundo dos pecados que nelas podem ocorrer, das suas conseqüências diretas nos colaboradores e, principalmente, de como evitá-los.
NOVO CONCEITO DE ATENDIMENTO EM CURITIBA
A Michelangelo, maior indústria de mármores e granitos das Américas, inaugura na próxima semana sua primeira loja para o público consumidor. Visando se aproximar do mercado interno, a empresa escolheu Curitiba para ganhar este "presente". A loja apresentará o que há de melhor, mais exótico e atual em mármores e granitos para projetos arquitetônicos, privilegiando arquitetos e decoradores e lançando tendências no mercado nacional.
Referência internacional na produção de pedras diferenciadas, com cores exóticas, impecável processamento e acabamento, a Michelangelo Mármores e Granitos pretende oferecer em seu novo espaço localizado no Batel, o material com a mesma qualidade que exporta para diversos países do mundo. Pretende também trazer para o público de Curitiba as últimas tendências do setor. "Além disso, pretendemos criar um novo conceito de atendimento, com todo o conforto e facilidades para construtores, arquitetos e consumidores", revela Priscila Fleischfresser Costa, diretora da empresa. A loja, com 450m2 e estacionamento próprio, está localizada na Avenida Batel - próximo aos principais fornecedores e escritórios de arquitetura. O projeto prevê dois espaços diferenciados. No térreo, ficará exposta a ampla coleção de mármores e granitos, também estará à disposição do consumidor materiais importados de países como Espanha e Itália. "O nosso foco principal será o Mármore Branco Paraná, uma exclusividade mundial da Michelangelo", explica Priscila. O outro espaço, no andar superior, será um loft especialmente criado para que arquitetos e clientes possam discutir seus projetos na própria loja. "Será como um escritório, em que as plantas possam ser abertas e estudadas ali mesmo", continua a diretora. O projeto da loja, assinado por Gastão Lima, prevê ainda o Espaço do Arquiteto, local em que os arquitetos e decoradores poderão criar ambientes com as pedras e acabamentos da coleção Michelangelo. Segundo Priscila, a interatividade é o conceito principal da loja. "Queremos nos aproximar de nosso público, presenteá-lo com as melhores e mais diferenciadas tendências em mármores e granitos, e oferecer também espaço para mostrar seu trabalho", afirma. Além dos arquitetos, decoradores e construtoras, a loja quer trazer também estudantes de arquitetura para conhecer as tendências apresentadas. "Pretendemos fazer eventos para que as principais faculdades de arquitetura enviem seus alunos", explica.
A inauguração da loja, na quinta-feira, 20 de novembro, promete movimentar o setor de construção e decoração, bem como transformar o local num novo ponto de encontro e de criação de tendências em Curitiba. "Esta é a primeira loja, nestes moldes, no sul do país. Por isso a nossa expectativa é muito positiva", finaliza Priscila.
TIM LANÇA CAMPANHA DE NATAL
A TIM Sul está lançando hoje no Paraná, em Santa Catarina e na cidade de Pelotas/RS a sua Campanha de Natal 2003, criada pela Master Comunicação. A ação é protagonizada pelo "rapaz louco por TIM", o mesmo personagem de campanhas de varejo anteriores. Com muito humor, o jovem continua não perdendo nenhuma das ofertas da operadora. Em um dos filmes, ele é um duende assistente na fábrica de presentes do Papai Noel, e no outro, um operário que ajuda na montagem de uma grande árvore de Natal.
A campanha conta ainda com dois spots de rádio, quatro outdoors, mobiliário urbano, diversos anúncios de jornal e materiais de ponto-de-venda. A criação é de Eduardo Visinoni e Ricardo Marques, com direção de Criação de Flavio Waiteman. A produtora é Deiró Cine Vídeo.
PRESENTE INÉDITO NO SHOPPING CURITIBA
Uma obra de arte em edição limitada é o presente que o Shopping Curitiba dará aos seus clientes neste Natal. Basta apresentar R$ 100 reais em notas fiscais de compras no shopping e aproveitar a oportunidade única de ganhar uma camiseta assinada pelo artista plástico Claudio Tozzi. A promoção será de 02 a 21 de dezembro ou enquanto durarem os estoques. O paulistano Cláudio Tozzi, 59 anos, é um discípulo da chamada PopArt. Suas obras trazem imagens do cotidiano, com vários elementos bem definidos, como a utilização de cores, os desenhos internos e a estrutura geométrica. Seus trabalhos são, ao mesmo tempo, o objeto e a significação, o signo e o símbolo, refletindo a paixão do artista por sua arte. A obra do conceituado artista agora poderá ser vestida. As camisetas decoradas com suas gravuras estarão à disposição dos clientes em duas versões. "O objetivo do shopping é deixar o maior número possível de clientes satisfeitos em nosso Natal", comenta a gerente de Marketing, Alessandra Furtado. O Natal 2003 do Shopping Curitiba espera atrair um público 15% maior do que na mesma data do ano passado. Traduzindo em números, entre novembro e dezembro, a expectativa é de que mais de dois milhões de pessoas passem pelo shopping. Apenas em dezembro, o número esperado é de um milhão e 300 mil pessoas. Os investimentos do Shopping Curitiba com campanha, decoração e promoções de Natal somam R$ 900 mil.