Mercado em pauta

IV Top Universitário

10 set 2002 às 10:59

O IV Top Universitário do Paraná 2002 - Prêmio Marco Antônio Piazzetta – considerado o mais importante do setor no estado e promovido pela ADVB-PR (Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil – seção Paraná) – acaba de premiar, em Curitiba, os cinco melhores trabalhos apresentados por estudantes de várias universidades do estado.

O projeto vencedor foi o do universitário Jean Carlo Silva Rosa, estudante do 4º ano de administração da FAE Business School. Com o tema “Projeto para a Instalação do Centro de Genética Molecular e Pesquisa do Câncer em Crianças”, o trabalho apresentou um plano de marketing-administrativo para desenvolver uma campanha de arrecadação de verbas para a instalação do centro junto a APACN – Associação Paranaense de Apoio à Criança com Neoplasia.
Segundo Jean Carlo, a idéia de desenvolver a responsabilidade social na universidade começou no início do ano quando ele e mais 3 universitários lançaram uma campanha de arrecadação de leite. “Em uma semana, nós conseguimos arrecadar 18 mil litros de leite e foi aí que percebi que poderíamos levar essa idéia adiante. O Top Universitário surgiu como um grande desafio e também uma oportunidade de mostrarmos que com boas idéias cada um de nós pode ajudar quem precisa. A premiação veio como recompensa ao nosso trabalho que, além de ajudar crianças com câncer de todo o país e até do exterior, vai servir também de pólo de treinamento e pesquisa, com o envolvimento de toda a sociedade através de campanhas educativas e do despertar da cidadania”, diz o estudante.


Também foram premiados os seguintes projetos: 2º lugar – “Promovendo a Cidadania”, de Anaíse Correia da Luz, da Universidade Estadual de Ponta Grossa; 3º lugar – “A Arte para o Desenvolvimento”, de Robério Marcolino, da Faculdade Dr. Leocádio Correia; 4º lugar – “Responsabilidade Social na Área Tecnológica”, de Lina Paula Nassu, da Universidade Estadual de Londrina; 5º lugar – “Transformação Social Através da Educação e Cidadania”, de Bruno César Meirinho, da PUCPR.


Além do prêmio de R$ 10 mil para a implantação do projeto vencedor, os cinco primeiros colocados receberam uma assinatura anual gratuita da Revista Veja, curso de pós-graduação, curso de idioma e a doação de R$ 250,00 em vale-livros feita pelas Livrarias Curitiba. Os professores orientadores dos projetos também foram premiados com um curso de pós-graduação/extensão, curso de idioma, vale-livros no valor de R$ 250,00 e uma assinatura anual gratuita da Revista Profissão Mestre.



O Top Universitário deste ano teve como tema a “Responsabilidade Social na Visão Empreendedora” e envolveu mais de 100 mil alunos. Além da comissão organizadora formada pela diretoria da ADVB e empresas, a organização do prêmio contou com o apoio de nove instituições de ensino como a UFPR, PUCPR, Faculdades Curitiba, Uniandrade, Faculdade Evangélica e FAE, além da Unicenp, ISAE/FGV e ESIC.

O objetivo do prêmio Top Universitário, organizado anualmente pela ADVB-PR, é estimular a comunidade universitária a criar e gerar soluções inovadoras, criativas e viáveis para o desenvolvimento sustentável de comunidades paranaenses. “A postura empresarial da ADVB-PR oportuniza aproximação dos universitários ao mundo real das empresas. Temos convicção do enorme potencial dos nossos universitários, precisamos apenas estimular o espírito empreendedor para que eles se tornem grandes empresários, principalmente com uma visão clara sobre a importância da responsabilidade social”, diz Onez Mário da Silva – presidente da ADVB-PR.


Continue lendo