A empresa iniciou em setembro as atividades da sua nova unidade industrial em Araucária (PR), na região metropolitana de Curitiba, que conta com uma área de 20.000 m/2, e investimentos da ordem de R$ 5 milhões.
De acordo com a diretora de marketing da Interbox, Deise de Moraes, o objetivo primordial é aumentar a produção para melhor atender os fornecedores do ramo vidraceiro. O uso do vidro temperado está em franco crescimento, principalmente na construção civil. “Em fachadas de prédios e interiores, seja no banheiro ou em armários, o vidro temperado possui maior resistência, beleza e durabilidade. É um tipo de material que dificilmente precisa ser substituído”, atesta Deise.
Segundo dados da Andiv (Associação Nacional de Distribuidores e Processadores de Vidros Planos), o consumo per capita de vidro no Brasil é de 4kg / habitante. Desse volume, 60% é consumido pela construção civil. Mas isso está mudando. Segundo Deise de Moraes, o vidro está sendo mais utilizado também por outros setores industriais. “A indústria passou a utilizar mais o material pelas qualidades próprias, até mesmo para incrementar no design do produto final”, explica. Com o crescimento do uso do vidro, a Interbox também estará buscando novos segmentos comerciais. “Vamos manter o foco principal e como estratégia de diversificação investir em novos mercados”, afirma Deise de Moraes.
A Interbox, criada em 1995, manteve nos últimos 5 anos um percentual de crescimento no faturamento de 100% ao ano. Com base nesse histórico a empresa prevê para o próximo ano um faturamento de R$ 50 milhões. Atualmente a Interbox emprega 120 funcionários diretos e possui filiais no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Na filial paulista, funciona um centro de distribuição que agiliza as entregas no maior mercado consumidor do país. Os estados da região sul representam hoje 55% do faturamento e o estado de São Paulo, 45%.
O volume de produção deverá dobrar quando a nova unidade estiver em pleno funcionamento. O forno de têmpera horizontal (tecnologia finlandesa) que será utilizado nesta fábrica garante melhor acabamento, do corte à lapidação do vidro temperado. Além disso, a empresa terá mais espaço para o armazenamento do material. “Nossa meta é trabalhar nos três turnos, 24 horas por dia, para oferecer um produto cada vez melhor”, prevê a diretora de marketing.
A empresa investe também na qualidade dos serviços, prova disso, é o site da empresa que funciona de forma pró-ativa no relacionamento com os clientes, onde estes podem fazer o acompanhamento do pedido, desde a encomenda até a data de entrega. Outra empresa ligada ao mesmo grupo, a Elber Ferragens, possibilita total sinergia entre seus produtos e os da Interbox, já que é especializada na utilização do alumínio para fabricação de ferragens e acessórios para vidros temperados.