O Hospital Veterinário Intensiva, de Curitiba, é referência em praticar o conceito de veterinária humanizada. Todos os profissionais trabalham com a saúde mental e comportamental dos animais, suas interações sociais e adaptação ao meio ambiente onde vivem, paralelamente a tratamentos tradicionais em saúde, independente da espécie. "Cuidamos do paciente como um todo, não somente a doença, e consideramos as necessidades particulares como, por exemplo, dor, sofrimento, emoções, ansiedade, estresse, medo, qualidade de vida", explica a diretora comercial Elaine Tamura, médica veterinária.
Lilian Bevilacqua, diretora clínica do hospital, assegura que a equipe está compromissada com o conjunto de parâmetros que envolvem o atendimento humanizado de animais. Ela coloca que diariamente, os veterinários lidam em sua rotina com inúmeros dilemas e devem tomar decisões que respeitem o paciente e os preceitos éticos que envolvem a profissão. A médica veterinária explica que algumas condições patológicas desestabilizam o organismo do animal de tal forma que o internamento torna-se indispensável para realizar o tratamento. "O nível de assistência e acompanhamento que o paciente pode necessitar depende de seu status fisiológico, podendo exigir cuidados de básicos a intensivos", observa.
Com o coração
O coração do Hospital Veterinário Intensiva é o internamento, assegura a diretora clínica. "Tudo foi planejado para que os bichos sejam tratados da mesma forma como gostaríamos que nossos companheiros pet fossem tratados; toda a estrutura foi idealizada para atingir a esse objetivo", destaca. O ambiente hospitalar é aconchegante e proporciona o bem-estar físico e psicológico dos pacientes. Por exemplo, os internamentos de cães e gatos são separados e climatizados, os alojamentos são espaçosos e confortáveis. Essas condições favoráveis permitem que eles possam repousar enquanto recebem o tratamento necessário. "Esses cuidados são essenciais para reduzir o tempo de internação e ajudar no processo de cura", completa a diretora comercial.
Em 2017, o Hospital Veterinário Intensiva completa 5 anos de atuação, e o diretor financeiro Alexandre Fayzano cita que o hospital funciona 24 horas todos os dias com atendimento emergencial, laboratório para procedimentos de rotina, consultórios e internamentos separados por espécies, sala de raio x e diagnóstico por imagem, alojamentos confortáveis e de vidro para evitar acidentes, centro cirúrgico, sala para odontologia e UTI. Os modernos equipamentos (como monitores, bombas de infusão, equipamentos laboratoriais) dão suporte importante para a realização do tratamento e acompanhamento da resposta clínica do paciente durante o internamento. A estrutura ainda dispõe de espaço fitness e para reabilitação equipado com hidro esteira, esteira ergométrica e outros aparelhos fisioterapêuticos. Além disso, oferece pet shop com foco em farmácia veterinária 24 horas, acessórios diferenciados, banho e tosa. "Todos os serviços realizados por profissionais especializados em suas áreas de atuação", assegura Alexandre Fayzano.
Corpo clínico qualificado
Todo o corpo clínico do hospital é composto por médicos veterinários capacitados e com, pelo menos, uma especialização em área afim. "E o mais importante: compartilham com os mesmos valores de trabalho – amor pelos animais e pela medicina veterinária. São mais de 20 especialidades como clínica geral e cirúrgica, cardiologia, oncologia, nefrologia, neurologia, endocrinologia, dermatologia, oftalmologia, cuidados intensivos, ortopedia, odontologia e fisioterapia. Oferece também atendimento especializado em comportamento animal e bem-estar, homeopatia e acupuntura. O Hospital Veterinário Intensiva atende os veterinários que precisam de suporte por meio de parceria profissional.
"Nossa missão é valorizar a vida dos nossos pacientes, pois sabemos que eles fazem parte da família e devem ser tratados com todo o cuidado, respeito e dedicação", garante Lilian Bevilacqua. "Buscamos sempre os melhores procedimentos, ambiente apropriado e utilizamos tecnologias avançadas para oferecer sempre o correto diagnóstico e tratamento", assinala Elaine Tamura.
Depoimento
Como resultado de todo o empenho e dedicação dos profissionais conectados com a missão e valores éticos, o Hospital Veterinário Intensiva mantém um leque de clientes que compartilham com o valor do pet como membro da família e valorizam sua saúde com tecnologia, ética e respeito. Como, por exemplo, a advogada Mônica Lebois, que é testemunha da qualidade dos serviços prestados. "Sou mãe de cinco cães e em todos os momentos que precisei de atendimento para meus filhos recebi apoio profissional da mais alta qualidade de toda a equipe. O apoio veio com carinho, atenção e cuidado extremos aos meus pequenos", qualifica. Para ela, duas palavras definem os médicos veterinários: profissionalismo e respeito.
Serviço:
Hospital Veterinário Intensiva
Rua Júlia Wanderley, 657 - Mercês - Curitiba - PR
Contato: (41) 3082-9803