Mercado em pauta

Hospital cria centro especializado em medicina esportiva

27 jan 2006 às 11:00

O Hospital Cardiológico Costantini, referência na Região Sul do País, acaba de iniciar os trabalhos do Centro de Fisiologia do Exercício. Formado por uma equipe especializada de alto nível, o centro atenderá atletas amadores e profissionais de todas as modalidades esportivas. O trabalho de estréia será com os jogadores da equipe do J. Malucelli Futebol S.A. (ex-Malutrom), que receberão acompanhamento específico durante todo o Campeonato Paranaense de futebol de 2006, que teve início no último dia 11.

O trabalho avalia a condição física dos jogadores, realizando todos os exames específicos para isso – tais como, corrida, teste de força, resistência, entre outros. Trata-se de uma iniciativa inovadora no atendimento a esses atletas, uma evolução do check-up cardiológico que já era realizado pelo hospital com a equipe do Malutrom e do Atlético.


A equipe responsável pelo Centro de Fisiologia do Exercício é formada por cardiologista, fisioterapeuta, nutricionista e psicólogo, que avaliam a condição de esportistas apontando indicadores para melhoria de performance nas atividades, tanto em treinamentos quanto em campeonatos. "O acompanhamento periódico permite analisar os aspectos fisiológicos de cada atleta individualmente e detectar oportunidades para incrementar a sua performance. Desta forma, a tendência é que cada esportista chegue ao seu ideal, isto é, atinja sua plenitude", afirma Pedro Henrique Reis, chefe do Centro de Fisiologia do Exercício.


Os exames iniciais com os jogadores do J. Malucelli já foram realizados. "A partir dos resultados iniciais, que servirão de parâmetros, faremos o acompanhamento fisiológico dos jogadores durante todo o campeonato, avaliando a condição de cada um", completa Reis.


Costantino Costantini, diretor-geral do Hospital Cardiológico Costantini, conta que o centro especializado nasceu no ano passado e, este ano, o trabalho começou efetivamente com a equipe de futebol do J. Malucelli. "O trabalho desenvolvido a pedido do Juarez Malucelli para a equipe foi o início da primeira etapa. Até o final de 2006, o centro terá uma área própria dentro do hospital para a capacitação física dos atletas", revela Costantini.


Sobre o hospital

O Hospital Cardiológico Costantini foi fundado no dia 26 de maio de 1998, pelo cardiologista Costantino Costantini, tornando-se um dos primeiros hospitais do Sul do País especializado em doenças cardiovasculares. Com tecnologia de ponta e com o que há de mais moderno para o diagnóstico e tratamento de doenças cardíacas, a instituição conta com o profissionalismo e a dedicação de uma equipe multidisciplinar altamente qualificada, que o tornou referência em cardiologia. A partir de 2006, o hospital incorpora dois novos aparelhos, considerados os mais modernos na atualidade para o reconhecimento precoce da doença coronária. Após sete anos, e com aproximadamente 70 mil pacientes atendidos, o Hospital Cardiológico Costantini acumula bons números no combate ao infarto agudo do miocárdio. A educação continuada de profissionais é também uma das grandes prioridades e, dentro dessa filosofia, são realizados eventos científicos de alto nível, com participação de especialistas de renome internacional. Além disso, o investimento em atualização profissional e operacional constante garante a melhoria contínua do hospital.


Continue lendo