Mercado em pauta

Heads coloca no ar nova campanha Frimesa

28 ago 2004 às 11:00

A Frimesa estreou dia 22 dois novos filmes institucionais criados pela Heads Propaganda. O retorno da Frimesa à mídia eletrônica do Paraná e Santa Catarina, seus maiores mercados de consumo no Brasil, inicia o processo de consolidação do novo posicionamento da marca. Há dois anos, a Cooperativa Central Agropecuária Sudoeste (Sudcoop) – Frimesa – vem trabalhando no reposicionamento da marca. Após investir quase R$ 2 milhões em marketing, a cooperativa, com sede em Medianeira (PR), já contabiliza bons resultados. Fechou o ano de 2003 com um crescimento de 107,45% no lucro, em relação a 2002, e acaba de ganhar o Prêmio Cooperativa do Ano 2004, na categoria Marketing, concedido pela revista Globo Rural e pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). Depois de reestruturar a empresa, principalmente nas áreas de vendas e distribuição, complementar seu portifólio e reformular as embalagens dos mais de 200 produtos e ajustar a logomarca, a Frimesa iniciou um intenso trabalho de comunicação para reforçar a imagem de proximidade e amabilidade com o consumidor, sempre focando no público feminino e na família.

Desse trabalho surgiu o conceito de comunicação criado pela Heads: "Sabor, todos têm. Mas só a Frimesa tem um gostinho especial. Tem sabor de amizade". "Desde o início, nossa intenção era a de criar valor a uma marca que já era conhecida do consumidor. Nosso maior desafio era agregar valor aos produtos, para que os preços praticados no mercado pudessem remunerar os cooperados dentro de uma rentabilidade aceitável para o mercado", conta Edson Zeppelini, consultor da Top Brands, responsável pelo projeto de reposicionamento da marca Frimesa no mercado nacional.


No primeiro semestre de 2003, a Heads colocou no ar os dois primeiros filmes da nova estratégia de comunicação da Frimesa. Para personificar a amizade presente no conceito da marca, a agência escolheu um cachorro e um menino para protagonizar as campanhas. "As peças buscam sempre mostrar o valor da amizade", destaca Kike Borell, diretor de Criação da Heads.


No primeiro filme veiculado no ano passado, o cachorro leva até a escola do menino o lanche que ele esqueceu em casa. No segundo, é o cão que dá uma cabeçada para completar o gol que garante a vitória ao time de futebol do seu dono.


Nos novos filmes que começam a ser veiculados neste domingo (22), o cão assume a culpa pelo sumiço de alguns pedaços de um grande sanduíche preparado para o lanche e, na segunda peça, ajuda o menino a se aproximar da menina por quem está apaixonado.


"Para reforçar a unidade dos dois momentos da campanha, usamos a mesma letra para o jingle dos filmes, que trabalha muito bem a afirmação: "Amigo, eu estou com você". Mas, dessa vez, a trilha é mais moderna", explica Borell.


Segundo Magali Maróstica, supervisora de Marketing da Frimesa, a nova campanha entra no ar nas vésperas de lançamento de cinco novos produtos da linha láctea: doce de leite com chocolate, brigadeiro, creme de leite UHT light, Nata light e Queijo Minas Frescal. "Até o final deste ano teremos outros cinco lançamentos de produtos. Com a campanha no ar, o prazo de aceitação dessas novidades pelo mercado tende a ser menor", prevê.


Magali afirma que os objetivos da nova campanha são os de consolidar o processo de fortalecimento e valorização da marca e ampliar o mercado. "A Frimesa inicia neste ano a instalação de uma nova planta industrial no Paraná para duplicar a sua produção de carnes. Por isso, vamos precisar de mais presença no mercado e essa campanha estará abrindo novas portas", destaca.


Dentro da nova estratégia de posicionamento no mercado, a Frimesa tem investido 1,5% do seu faturamento em ações de marketing. Sua linha de laticínios já é líder em alguns segmentos (a Frimesa é fornecedora exclusiva de queijos para a Pizza Hut) e seus produtos são exportados para países da América do Sul e Ásia, incluindo Japão, China e Rússia.


Os dois novos filmes criados pela Heads para a Frimesa, intitulados "Sanduíche" e "Festinha", têm 30 segundos cada e serão veiculados até o final de novembro em TV aberta.



FICHA TÉCNICA


Trabalho: Campanha Gostinho de Amizade


Título: Sanduíche e Festinha (30")


Agência: Heads Propaganda


Anunciante: Frimesa - Cooperativa Central Agropecuária Sudoeste


Direção de Criação: Kike Borell e Sérgio Cescatto


Redação: Sérgio Cescatto


Direção de Arte: Kike Borell e Paulo Leite


Produção Eletrônica: Rafael Budolla e Gustavo Pasqual


Produtora de Filme: Soft Cine


Produtora de Áudio: Jinga


Direção de Cena do Comercial: Paulo Koglin


Mídia: Angela Pepplow


Atendimento: Fábio Magno

Aprovação: Valter Vanzella, Magali Maróstica e Edson Zeppelini


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