Empresa projeta crescimento de 23% em 2015 e busca liderança nacional no segmento de bebidas
Em abril, mês em que completa 74 anos de fundação, o Grupo Famiglia Zanlorenzi divulga projeção de crescimento de 23% de 2015 para 2014, ano em que rompeu a barreira dos R$ 100 milhões de faturamento. Isso se deve aos grandes investimentos feitos pela empresa no ano passado e que mudaram o seu posicionamento estratégico, passando da atuação como vinícola para buscar a liderança nacional no segmento de bebidas. Atualmente, a Famiglia Zanlorenzi possui cerca de 8,5% de participação em vinhos, espumantes e sucos, em volume, o que equivale a mais de 20 milhões de litros comercializados ao ano.
Uma das ações efetuadas pela Famiglia Zanlorenzi em 2014, claramente norteada por este foco, foi a estratificação da empresa em duas áreas distintas: Alcoólicos e Não-alcoólicos. O primeiro segue coordenando os trabalhos com o mix composto por espumantes, frisantes, vinhos finos e vinhos de mesa. O segundo, responde pelo trabalho com os sucos integrais e a nova linha de sucos funcionais lançada pela empresa. Outra estratégia iniciada em 2014 foi a expansão territorial massiva nos mercados das regiões Sudeste e Nordeste, antes atendidas em apenas algumas cidades.
Entre os principais ‘turning points’ da companhia em 2014, merecem destaques dois assuntos: o investimento no aumento da capacidade de produção de espumantes em 50%, devido a mudança constante no comportamento de consumo dessa categoria já não consumida apenas nas festividades de final de ano, mas também em eventos que ocorrem durante todo o ano, como casamentos, por exemplo; e o investimento maciço na sua linha de sucos, que ultrapassou R$ 3 milhões em pesquisas, consultorias, desenvolvimento de produto e adequação de processos, representando 3% do faturamento anual da companhia. "Vislumbramos este como o momento ideal para a ampliação da nossa linha de sucos integrais e para os investimentos no viés das bebidas saudáveis", explica o presidente da empresa, Giorgeo Cruif Zanlorenzi. "Neste ano, ampliamos a nossa participação no mercado e começamos a brigar efetivamente como um grande player em um segmento em constante crescimento", acrescenta.
Assim, 2014 foi o ano em que a Famiglia Zanlorenzi levou às gôndolas três novos sabores do Suco Integral Campo Largo, antes existente apenas nas versões uva tinto e branco: uva orgânico, maçã e o blend de maçã+uva. E também o ano que finalizou os estudos com a linha SIMMM!, lançada oficialmente no começo de 2015 e que inovou a categoria de sucos funcionais ao apresentar o sabor de uva enriquecido com Colágeno, único no País, e os sabores Detox e Antiox.
Para Giorgeo Cruif Zanlorenzi, o ingresso efetivo no segmento de sucos, sejam eles integrais ou funcionais, mostra o caminho que a empresa pretende percorrer nos próximos anos. "Para nós, está claro que a tendência de sucos integrais e funcionais será o grande norteador do mercado de bebidas não alcoólicas para os próximos anos. Dentro da companhia, esta categoria cresceu 20 vezes em quatro anos, e prevemos uma ampliação na participação dos sucos em nosso portfólio de 35% para 50% em quatro anos", diz.
Tradição e inovação
Fundado em 1942, o Grupo Famiglia Zanlorenzi é atualmente uma das maiores empresas de vinhos e uma das mais importantes indústrias de bebidas do Brasil, além de ser detentora da mais moderna e ágil linha de envase da América Latina, com capacidade de engarrafamento de até 37 mil garrafas/hora. A base produtora do grupo está situada na Serra Gaúcha na cidade de São Marcos/RS e o polo industrial na cidade de Campo Largo/PR. O Grupo Famiglia Zanlorenzi está presente em todo o território nacional, bem como em diversos países da América Latina e é um dos líderes de mercado no Brasil.
O grupo possui um vasto portfólio de produtos, com 11 marcas e mais de 110 rótulos, que abrange quatro categorias de mercado: vinhos de mesa, vinhos finos nacionais e importados, espumantes e frisantes e sucos. No segmento de vinhos de mesa o grupo dispõe das marcas: Campo Largo, Miracolo, Vinho do Avô e Grand Festy. No segmento de espumantes e frisantes o grupo contempla a linha Lunar. No segmento de vinhos finos, as marcas disponíveis são: Nacionais: Famiglia Zanlorenzi e Lunar; e as Chilenas: Rayun e La Playa. No segmento de sucos, o portfólio se divide em Integrais e Funcionais: Integrais – marca Campo Largo e Casa da Uva; Funcionais – marca SIMMM!
Hoje o grupo investe fortemente na categoria de produtos saudáveis, sendo um dos pioneiros na elaboração de sucos funcionais e na extensão de linha de sucos integrais. Os vinhos e espumantes do grupo detêm mais de 45 prêmios nacionais e internacionais, em países como Itália, França e Estados Unidos.