É o caso da Lojas Colombo, terceira maior varejista do país, que reuniu em oito encontros seus principais gerentes e supervisores de todo o país para a aplicação de novas técnicas comportamentais. O sucesso é tão grande que o índice de aceitabilidade e aproveitamento está acima de 9,5 , conforme avaliação feita pelos próprios participantes. GILBERTO WIESEL, Consultor de Empresas é o Conferencista Motivacional pela revolução implementada no médio escalão da empresa e dispara "Sabemos que as pessoas se motivam por desafios. Se encararmos a primeira situação como uma oportunidade de expor todo o potencial então seremos pessoas extremamente motivadas, porém se a encararmos como uma ameaça, nos tornaremos distantes e não exploraremos todo o nosso potencial, por acreditarmos que nada adiantaria."
Acompanhe abaixo os principais trechos da entrevista com Gilberto Wiesel:
Nos momentos econômicos que vivemos não se pode afirmar ao colaborador de uma empresa que ele está com o emprego garantido, isto gera muita insegurança e desmotivação por parte dos mesmos. Porém, a empresa tem de estar com seu corpo funcional afinado para poder prosperar e motivar seus funcionários de alguma forma. Qual o trabalho que você desenvolve com esse corpo funcional?
Gilberto Wiesel - Realmente, hoje em dia não podemos mais pensar em segurança. Foi-se o tempo em que após conseguirmos um emprego, ficávamos tranqüilos e despreocupados. Por um lado, este aspecto é positivo pois impede a acomodação, estamos sempre sendo desafiados pelo amanhã. Por outro lado, esta insegurança, gera muitas vezes sentimentos de preocupação, de medo e isto pode acabar desmotivando.
Sabemos que as pessoas se motivam por desafios. Se encararmos a primeira situação como uma oportunidade de expor todo o potencial então seremos pessoas extremamente motivadas, porém se a encararmos como uma ameaça, nos tornaremos distantes e não exploraremos todo o nosso potencial, por acreditarmos que nada adiantaria . As escolhas serão sempre nossas. Estará em nossas mãos, a forma como encaramos a vida e as oportunidades. O trabalho que desenvolvo é demonstrar para as pessoas que se elas escolherem o caminho das oportunidades e desafios com certeza serão pessoas mais felizes. A felicidade contagiará colegas, familiares, amigos e, principalmente é capaz de atrair as mais altas vitórias. A situação econômica não podemos mudar de uma hora para outra. Mas podemos mudar a forma que olharmos para ela os nossos sentimentos e os efeitos que pretendemos produzir. Entendo que passamos grande parte da nossa vida buscando harmonia, amor, felicidade e que isto tudo podemos conseguir através de pequenos momentos. Não precisamos estar sempre em harmonia para termos paz, não precisamos estar sempre demonstrando amor para distribuirmos e recebermos amor, como também não precisamos estar sempre felizes para sermos uma pessoa feliz. Então, o grande segredo está em, cultivarmos estes sentimentos o máximo que pudermos, pois o somatório de vários momentos bons, nos levarão a plenitude.
Mostro para as pessoas que a vida não pode ser perfeita sempre, como sonhamos ou idealizamos, mas que no final os resultados podem ser fantásticos. Correr atrás de bons momentos, vale muito a pena. Acredito que, em momentos de incertezas devemos encarar as possibilidades que se apresentam com olhos de oportunidades, oportunidades de estarmos mais próximos daquilo que queremos, e assim, desta forma começarmos a encarar a situação como um novo desafio e portanto a motivação. Em outros tempos as pessoas se motivavam por segurança, hoje a motivação está nos desafios e novas possibilidades.
Hoje você atua em uma rede de varejo que é a terceira do país. Quais as vantagens e desvantagens de trabalhar com grandes grupos e qual o índice de assertividade que você considera razoável para motivar?
Gilberto Wiesel - O tamanho da empresa não importa. Pois o que move as empresas, são as pessoas. Não creio que exista desvantagens em trabalhar a motivação em qualquer tamanho de empresa. Poder desenvolver e trabalhar com pessoas é sempre gratificante.Sinto cada vez mais a necessidade que as empresas têm em buscar métodos diferentes para motivar seus colaboradores. Para obtermos resultados mais efetivos e prolongados com a motivação devemos entender que não basta passarmos algumas horas com a platéia, brincando, usando ferramentas de diversão, pulando, saltando, etc. É preciso tocar profundamente nas questões mais importantes, refiro-me aos valores, as crenças, os comportamentos e os sentimentos delas. Em minhas palestras procuro sempre, e este é o meu grande objetivo, trazer os sentimentos individuais para participar do nosso encontro. As pessoas precisam ser ouvidas, precisam ser tocadas, precisam ser valorizadas,precisam ser sentidas, precisam ser amadas, não interessa o quanto tempo você tem para fazer isto, o importante é que se faça. Não posso admitir que alguém assista uma palestra minha e não saia dela de alguma forma mexida, tocada. E para isso não interessa o tamanho do grupo, interessa apenas que o palestrante respeite este grupo e leve palavras de harmonia e amor. Vejo que as empresas estão, cada vez mais, desenvolvendo estes aspectos nos seus colaboradores, dando a oportunidade dos mesmos manisfestarem o que sentem, de se exporem. Isto dá ao colaborador a sensação de segurança e de prestigio. É na empresa que passamos a maior parte da nossa vida, muitas vezes mais do que com nossa família, portanto ela deve ser uma continuidade do nosso lar. Se encontramos paz, amor, cumplicidade, segurança, carinho, compreensão, reconhecimento, na nossa família, por que não encontramos o mesmo na empresa que trabalhamos? É isto que devemos tornar realidade, aí teremos pessoas muito mais felizes trabalhando com a gente e consequentemente com muito mais resultados para todos. Nesta grande rede de varejo que é a terceira maior do país, estamos desenvolvendo palestras para todos os gerentes e supervisores do Brasil, num total de 8 encontros. Estamos obtendo um índice de aceitabilidade e aproveitamento acima de 9,5, conforme avaliação feita pelos próprios participantes. Por se tratar de uma semana de treinamento intensivo e os conteúdos até o último dia serem técnicos, a nossa palestra passa a ser de encerramento o que motiva nas avaliações a solicitação de mais tempo para tratar deste tema. É , de fato , as observações que seguem demonstram o desejo natural que o ser humano possui em melhorar como gente. Seguem alguns comentários:
-Valorização do ser humano.
-Como motivar a equipe com as quais trabalhamos
-Possibilidade de reflexão
-Sensibiliza os participantes
-Mudança de comportamento
-Aprendizagem sobre o que fazer das nosas vidas
-União, participação.
Que tipo de resultados são flagrantes e quais a empresa sente com o passar do tempo?
Gilberto Wiesel - No momento em que começamos a ver possibilidade onde antes não havia, produzimos em nós sentimentos de realização. E estes sentimentos vão resultar em motivação. O que todos queremos é a "sensação de", posso não ter a certeza, mas pelo menos tenho a chance de realizar. É o que ocorre com as pessoas que jogam na Mega-sena, ninguém sabe se vai ganhar ou não, porém existe uma possibilidade, se existe eu já começo a sonhar com este resultado, e os efeitos que eles poderão trazer. Desta forma me motivo a jogar. Se não deu desta vez sempre terá outra e sempre terei uma chance, me motivando sempre em busca, criando a expectativa, o sonho o brilho. Os resultados são óbvios, encontramos pessoas mais felizes, mais confiantes, mais esperançosas, com auto-estima elevada. A empresa que investe nesta abordagem é com certeza, mais feliz. Terá em seu quadro funcional colaboradores mais sensíveis, mais ouvintes, mais alegres, e contagiantes, e desta forma conseguem mensurar o resultado do investimento feito.
Existe alguma "manutenção" para a motivação depois do seu trabalho implementado?
Gilberto Wiesel - A maneira que encontramos para alimentar quem participou da nossa Palestra, é oferecer leituras da nossa autoria, com o objetivo único e claro: melhorar e aumentar os recursos internos de quem precisa. Sim, refiro-me ao nosso Livro intitulado "Você em Primeiro Lugar" que trata de uma coletânea de textos com recheio certo para tocar à alma. O mesmo acontece com o CD " Um Tempo para a Vida" nele a emoção é a matéria-prima. Estas obras são campeãs de vendas a cada evento que realizamos. Colocamos também o nosso site a disposição, sempre contendo artigos que falam ao coração. Além disso, oferecemos a possibilidade, através do site interativo, das pessoas se comunicarem com a equipe Gilberto Wiesel, on-line, em tempo real.
Criamos também o Núcleo Motivacional Gilberto Wiesel que oportuniza a atualização em diversos temas, sempre voltados para o crescimento interior. Escrevemos também artigos, por sua vez, muito elogiados, em Sites de todo Brasil. Enfim, as pessoas levam um pouco de nós mas também deixam muito deles para nós. Esta troca de vivências é o conteúdo maior!
Sabemos, porém, que nada substitui a presença do Palestrante.
O carísma e a afetividade são importantes no processo de aprendizagem. Por isso, optamos em fazer a manutenção dos vínculos afetivos oferecendo leituras que remetam ao amor. Quem não se identifica com esta linguagem? Quem não está em busca de afetos sadios para o crescimento pessoal e profissional ? Sei lá, acredito profundamente, que o amor é a resposta para motivação e para manutenção dela. Esta é a minha missão, passar estes valores, sem parecer apelativo e fora de moda! O custo para empresa com o trabalho que realizo é insignificante mediante o efeito que tentamos produzir
Serviço: Núcleo Motivacional Gilberto Wiesel (55) 3025-5698 gilbertowiesel@gilbertowiesel.com.br Site: www.gilbertowiesel.com.br