A péssima combinação entre a má-alimentação, geralmente feita em reuniões com café e biscoitos calóricos, e o sedentarismo os coloca dentro da zona de risco não só para diabetes, como para outras doenças, como a hipertensão. De acordo com o endocrinologista da Estância do Lago, Fabiano Lago, o estresse do dia-a-dia pode produzir o hormonio cordizol, que favorece o aumento da glicemia. "Além disso, a má-alimentação favorece o aumento de peso, principal fator para o surgimento da diabetes na fase adulta", explica.
O problema motivou alguns executivos a adotarem uma alimentação mais saudável, chegando ao ponto de solicitarem a elaboração de pratos menos calóricos nos locais que eles frequentam. É o caso do Hotel Four Points By Sheraton, de Curitiba, que resolveu atender os anseios dos clientes. Por isso, o chef Moisés Theodoro da Luz desenvolveu um cardápio especial para o café da manhã. No buffet diet podem ser encontrados pudim de leite e de chocolate, bolos de abacaxi, baunilha, chocolate e coco, além de cappuccinos e achocolatados sem açúcar. O cardápio do almoço também inclui pratos leves.
De acordo com Moisés, a cada dia aumenta a demanda por alimentos mais saudáveis. "Alguns procuram por obrigação, mas a maioria se preocupa em manter o corpo são, antes que surjam problemas maiores", explica. A cada mês, o chef elabora novos pratos para o buffet diet do café da manhã. "A aceitação tem sido ótima, já que procuramos produtos que substituem o açúcar, sem alterar o sabor e a consistência dos alimentos", destaca.
SERVIÇO
Four Points By Sheraton / Catanzaro Ristorante
Avenida Sete de Setembro, 4.211, Batel.
Telefone (41) 3340-4105